Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Não há, até agora, vítimas portuguesas do terramoto em Itália

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, disse hoje que até ao momento não há registo de vítimas portuguesas do sismo que ocorreu hoje em Itália, que já provocou 37 mortos e dezenas de desaparecidos.

Não há, até agora, vítimas portuguesas do terramoto em Itália
Notícias ao Minuto

11:25 - 24/08/16 por Lusa

País Governo

"Dos contactos que temos desenvolvido com a unidade de crise italiana, não há para já registo de qualquer vítima portuguesa deste sismo", declarou à Lusa José Luís Carneiro.

O tremor ocorreu na região da Úmbria, na província de Perugia, atingindo também a região da Lázio, onde se localiza a capital italiana.

O abalo, também sentido em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância, foi seguido de diversas réplicas.

"Temos inscritos cerca de 4.000 portugueses, nessa região de Lázio, embora a maioria destes vivam em Roma", disse o secretário de Estado.

"Estes números exigem que continuemos a acompanhar a situação, mantendo o contacto com a unidade de crise do Governo italiano", acrescentou José Luís Carneiro.

O terramoto de magnitude 6,2 na escala de Richter, que ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Amatrice foi, a par com Accumoli, ambas na província de Rieti (Lázio), a localidade mais afetada pelo tremor de terra.

Accumoli tem aproximadamente 700 habitantes, enquanto Amatrice cerca de 2.000.

O terramoto ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou, em 2009, mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório