Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Uma agressão polémica com várias versões. As cartas estão lançadas

Os agressores confessos de um jovem de 15 anos, também eles menores, beneficiam de imunidade diplomática, o que significa que não podem ser detidos. A polémica está lançada.

Uma agressão polémica com várias versões. As cartas estão lançadas
Notícias ao Minuto

09:11 - 24/08/16 por Carolina Rico

País Ponte de Sor

Sobre o caso de Ponte de Sor, falta apenas ouvir uma voz: a da vítima. Rúben Cavaco já saiu do coma induzido e deixou a unidade de cuidados intensivos, mas continua internado na unidade pediátrica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Falta apenas conhecer a versão deste jovem de 15 anos sobre a noite que o deixou às portas da morte, mas entre os restantes envolvidos as cartas estão lançadas.

Haider e Ridha, os gémeos filhos do embaixador do Iraque em Lisboa admitem que “perderam completamente” o controlo. Numa entrevista à SIC, os iraquianos confessam ter agredido violentamente Rúben, mas alegam que foram insultados e agredidos em primeiro lugar.

Culpam a o álcool e a mentalidade de grupo entre adolescentes, dizem-se "vítimas das circunstâncias". Entre as acusações que lhes são imputadas, negam apenas que tenham atropelado o jovem.

Os dois iraquianos de 17 anos têm carta de condução e carro próprio, garante a embaixada, mas não foram identificados pelas autoridades a conduzir qualquer viatura, nem no local foi detetado um carro que lhes pertencesse, disse fonte da GNR.

O embaixador iraquiano, Saad Mohammed Ali, defendeu os filhos, que diz terem agido em legítima defesa. Não deu entrada qualquer queixa formal junto do Ministério Público a esse respeito. Entretanto, foi convocado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano em Bagdade.

Um amigo do Rúben, também envolvido no incidente, contraria a versão dos gémeos: Foram eles que começaram, garante. 

Já o padrasto do jovem agredido avança que pode haver uma "terceira pessoa" envolvida na agressão. Marco Silva ressalva a grande violência das agressões e diz que os gémeos não estão arrependidos nem ligaram à família de Rúben.

O advogado afastou para já a possibilidade de apresentar qualquer acusação particular contra os autores, por considerar que se trata de um "crime público" e, como tal, compete ao Ministério Público avançar com o caso.

Lamenta que o seu cliente não esteja sequer em “condições físicas para poder acrescentar queixa”.

Augusto Santos Silva admite que Portugal pode pedir o levantamento da imunidade diplomática dos irmãos. O ministro disse este fim de semana que "está preocupado" com o caso, considerando-o "gravíssimo" e pede um "julgamento imparcial, justo e tão célere quanto possível".

Também Marcelo Rebelo de Sousa se diz "chocado" com o caso. O Presidente da República lembra, contudo, que a imunidade de jurisdição penal é absoluta e só pode ser objeto de levantamento ou renúncia por parte do Estado representado por essa missão diplomática.

Para já, o governo iraquiano apenas  "confirma a colaboração com as autoridades portuguesas e com a equipa da embaixada do Iraque em Lisboa para tomar as medidas necessárias em relação à acusação". 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que as autoridades judiciárias ainda não lhe solicitaram qualquer diligência.

O que implica a imunidade diplomática?

A imunidade diplomática é uma forma de imunidade legal que assegura às Missões diplomáticas inviolabilidade e, aos diplomatas, salvo-conduto, isenção fiscal e de outras prestações públicas, assim como de jurisdição civil e penal e de execução.

A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas prevê também, no artigo 9.º, que o "Estado acreditador" possa, a qualquer momento, "e sem ser obrigado a justificar a sua decisão, notificar ao Estado acreditante que o chefe de missão ou qualquer membro do pessoal diplomático da missão é 'persona non grata'".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório