Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O calor está de volta. Continente e ilhas sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal continental, assim como o arquipélago da Madeira e o grupo central dos Açores, estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de tempo quente, segundo o IPMA.

O calor está de volta. Continente e ilhas sob aviso amarelo
Notícias ao Minuto

07:35 - 22/08/16 por Lusa

País IPMA

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Setúbal e Vila Real vão estar sob 'Aviso Amarelo' desde as 08:00 de hoje e até às 20:00 de terça-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Já para os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Portalegre e Braga o IPMA prolongou o 'Aviso Amarelo' até às 19:00 de quarta-feira.

Também a costa Norte e Sul da Madeira e Porto Santo estão sob 'Aviso Amarelo' devido ao tempo quente, um aviso que irá vigorar entre as 00:00 de hoje e as 20:00 de terça-feira.

Já as ilhas do grupo Central dos Açores, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, estão sob 'Aviso Amarelo' mas devido a chuva e trovoada, situação que se irá manter até às 12:00 de terça-feira.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje céu limpo e vento fraco durante a manhã e pequena subida da temperatura em Portugal continental.

No arquipélago dos Açores prevê-se céu muito nublado e aguaceiros nos grupos central e ocidental.

Na Madeira estão previstos períodos de céu nublado e possibilidade de chuva.

Em relação às temperaturas, em Santarém espera-se que as máximas venham a atingir os 39 graus Celsius; 38 em Évora e Beja; 37 em Castelo Branco e Braga; 36 em Coimbra; 35 em Viseu e Bragança; 34 em Lisboa; 33 em Faro; 32 na Guarda; 30 no Porto e Viana do Castelo e 27 no Funchal e Ponta Delgada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório