Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia Marítima vai passar a vigiar ilhas Selvagens

Dois elementos da Polícia Marítima (PM) partem hoje do Funchal com destino às ilhas Selvagens para reforçar a segurança e a soberania portuguesa naquele espaço territorial pertencente ao arquipélago da Madeira.

Polícia Marítima vai passar a vigiar ilhas Selvagens
Notícias ao Minuto

07:18 - 21/08/16 por Lusa

País Madeira

A partida dos dois elementos da PM, que se irão instalar permanentemente nas ilhas Selvagens, com missão de patrulhamento, está prevista para as 10h00, adiantou à agência Lusa o comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques.

O Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal nas ilhas vai começar a funcionar na segunda-feira.

"A partir do dia 22 de agosto, passará a ser possível garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização e segurança da navegação, bem como ainda apoiar a relevante ação desenvolvida na proteção e preservação do meio marinho, das pessoas e bens, na parte mais a sul do país", indicou a capitania do Funchal.

Para ativar este posto foi necessário realizar obras de beneficiação nas instalações nas Selvagens, visando dotar o território das condições para acolher os dois elementos.

Um radar, uma estação de dessalinização de água e sistemas de alimentação energéticos foram alguns dos equipamentos foram colocados nas ilhas.

No entanto, esta decisão mereceu críticas da Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima (ASPPM), que discorda do facto de ser aberta uma extensão permanente desta força nas Ilhas Selvagens.

Num comunicado divulgado na altura do anúncio da decisão, a ASPPM referiu que, não sendo estas ilhas habitadas, está é uma "decisão ofensiva da dignidade da pessoa humana e dos mais elementares direitos pela qual se rege a relação do Estado com os seus profissionais de polícia".

As Selvagens são um território composto por duas ilhas (Selvagem Grande e Selvagem Pequena) e vários ilhéus que faz parte da Região Autónoma da Madeira e se situa a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório