Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dois elementos da Polícia Marítima a partir de segunda nas Selvagens

Os dois elementos da Polícia Marítima que vão ativar o posto do comando local nas Ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, partem domingo para aquele território, informou hoje a capitania do Porto do Funchal.

Dois elementos da Polícia Marítima a partir de segunda nas Selvagens
Notícias ao Minuto

22:32 - 20/08/16 por Lusa

País Capitania

A embarcação que transporta os efetivos parte do Funchal, passando o Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal nas ilhas Selvagens a funcionar na segunda-feira, refere a mesma nota.

Na partida, marcarão presença o Chefe do Estado-maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante Luís Macieira Fragoso, e o diretor-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante António Silva Ribeiro, acrescenta a informação.

"A partir do dia 22 de agosto, passará a ser possível garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização e segurança da navegação, bem como ainda apoiar a relevante ação desenvolvida na proteção e preservação do meio marinho, das pessoas e bens, na parte mais a sul do país", pode ler-se na mesma nota da capitania do Funchal.

Para ativar este posto foi necessário realizar obras de beneficiação nas instalações nas Selvagens, visando dotar o território das condições para acolher os dois elementos da Polícia Militar que vão estar em permanência naquelas ilhas.

As Selvagens são um território composto por duas ilhas (Selvagem Grande e Selvagem Pequena) e vários ilhéus, que faz parte da Região Autónoma da Madeira e se situa a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal.

Um radar, uma estação de dessalinização de água, sistemas de alimentação energéticos foram alguns dos equipamentos que foram colocados nas ilhas.

"As Selvagens ficarão claramente mais seguras, porque a permanência dos dois elementos da PM será um elemento dissuasor", declarou o comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques, à agência Lusa, considerando que os vigilantes da natureza que já estão naquele território "não têm autoridade, estão limitados e, com a presença destes novos agentes, o exercício da autoridade do Estado será melhor efetuado".

As ilhas Selvagens já receberam Presidentes da República - casos de Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva -, numa manifestação da soberania nacional sobre aquele território.

O atual Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que se desloca numa segunda visita oficial à Madeira entre os dias 28 e 30 deste mês também vai deslocar-se aquelas ilhas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório