Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Paredes de Coura: Organização desconhece causas de "gastroenterite"

A organização do festival Vodafone Paredes de Coura anunciou hoje em comunicado que desconhece as causas que levaram cerca de 80 pessoas às urgências de Viana do Castelo e Monção/Lima com "sintomas gastrointestinais".

Paredes de Coura: Organização desconhece causas de "gastroenterite"
Notícias ao Minuto

19:24 - 20/08/16 por Lusa

País Paredes de Coura

"Até ao momento não foi possível estabelecer uma causa comum entre os casos, uma vez que não se verifica um padrão de idade, proveniência ou consumo de alimentos e bebidas, e os referidos sintomas são comuns a várias causas possíveis", lê-se no comunicado enviado ao final da tarde de hoje à comunicação social.

A organização adianta que está em articulação permanente "com as entidades responsáveis para garantir toda a assistência a quem dela necessite e apurar, se possível, a causa".

Cerca de 80 pessoas que assistiam ao Festival de Paredes de Coura foram hoje assistidas nas urgências de Viana do Castelo e Monção/Lima com "sintomas gastrointestinais", disse à Lusa o diretor da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Segundo Franklim Ramos, "foram todos tratados e estão todos livres de perigo".

A organização do festival indicou que entre a noite de sexta-feira, dia 19, e a manhã de hoje, verificou-se um "foco limitado de ocorrências, entre o público que se dirigiu ao posto médico avançado, com sintomas de vómitos e indisposição gastrointestinal", e que "segundo os serviços de saúde a situação está controlada".

A Lusa falou com alguns campistas do festival que confirmaram que a água tinha sido cortada como medida preventiva por causa dos casos verificados de vómitos e indisposição. O reabastecimento de água no campismo do Paredes de Coura foi restabelecido pelas 18:00, adiantou fonte da organização.

No comunicado de imprensa do Vodafone Paredes de Coura é referido que os serviços de saúde presentes no local "prestaram a assistência devida e encaminharam, como medida de precaução, um número de pessoas não confirmado para os serviços de saúde do distrito -- dado que os de Paredes de Coura encerraram às 22:00 -, onde têm sido observadas, recebido tratamento e tido alta, estando a maioria a regressar ao festival".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório