Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ir para a faculdade de bicicleta? Sim, no Politécnico de Leiria

Os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vão poder utilizar bicicletas elétricas e tradicionais cedidas pelo projeto U-Bike Portugal, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável nos campus universitários e nos territórios em que estão instalados.

Ir para a faculdade de bicicleta? Sim, no Politécnico de Leiria
Notícias ao Minuto

15:44 - 19/08/16 por Lusa

País Notícias

A candidatura foi lançada pelo IPL em janeiro em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, que hoje anunciou que a mesma foi atribuída à instituição da cidade do Lis.

O projeto U-BIKE - Operação Politécnico de Leiria visa a aquisição de 220 bicicletas elétricas para uso público, pela comunidade académica, com especial enfoque nos seus estudantes.

Esta candidatura é uma das 15 aprovadas em todo o país a um projeto com o objetivo de alterar os comportamentos de mobilidade, em detrimento do uso do transporte individual motorizado, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável nos campus universitários e nos territórios em que estão instalados, refere o Município de Leiria em nota de imprensa.

No caso de Leiria, "a candidatura U-BiKE - Politécnico Leiria foi desenvolvida em parceria com o Município e tecnicamente suportada, como documento estratégico, pelo Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes de Leiria", envolvendo um investimento de "623.395,98 euros, com financiamento por fundos comunitários", refere a autarquia.

Citado no comunicado, o vereador com o Pelouro dos Transportes Públicos e Mobilidade da Câmara de Leiria, Lino Pereira, considerou que este projeto é de "extrema relevância e passível de ser disseminado, pelo Município, para todo o seu território, no sentido de promover maior conforto urbano, na sua vertente social e ambiental".

Segundo o autarca, o projeto está vinculado à estratégia de promoção de modos de transporte suaves, já encetada pelo Município.

No âmbito dos 15 projetos aprovados a nível nacional, serão adquiridas 3.234 bicicletas, 2.096 das quais elétricas e 1.138 convencionais, para utilização das comunidades académicas, com o objetivo de, até ao ano de 2018, serem percorridos mais de 2.412.141 quilómetros pela população aderente ao modo ciclável e, consequentemente, gerar economias de energia de 166,34 tep (toneladas equivalentes de petróleo), acrescenta a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório