Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Parque Peneda Gerês vai ter projeto piloto para prevenção de fogos

O Parque Nacional Peneda Gerês foi a área protegida escolhida para ter um projeto piloto visando a prevenção de fogos florestais, integrando medidas sobre cadastro, gestão do espaço e reforço dos meios, avançou hoje o ministro do Ambiente.

Parque Peneda Gerês vai ter projeto piloto para prevenção de fogos
Notícias ao Minuto

14:24 - 19/08/16 por Lusa

País Incêndios

O Governo decidiu que o Parque Nacional Peneda Gerês "vai ser o caso piloto para a prevenção de incêndios e o reforço da resiliência florestal a iniciar no imediato", disse à agência Lusa João Matos Fernandes.

O projeto foi decidido numa reunião realizada na segunda-feira, com participação do primeiro-ministro e outros governantes, como o ministro do Ambiente, e autarcas de Viana do Castelo, durante a deslocação dos responsáveis às áreas mais afetados pelos grandes incêndios da passada semana, como Arouca (distrito de Aveiro), S. Pedro do Sul (Viseu) e Peneda Gerês.

"Está neste momento a começar a ser desenhado este mesmo programa específico para a Peneda Gerês e as medidas [respeitarão] o cadastro, a informação cadastral, propostas de gestão florestal e de ordenamento florestal, envolvimento dos 'stakeholders' [parceiros] e de reforço dos meios", explicou o ministro do Ambiente.

João Matos Fernandes apontou que não se trata de separar os meios presentes no terreno dos meios de combate aos fogos.

"Os meios que estão presentes no terreno fazem a primeira intervenção quando existe uma ocorrência", referiu.

Na Peneda Gerês há 90 pessoas entre vigilantes (14), o corpo nacional de agentes florestais e os sapadores florestais que "desenvolvem as medidas preventivas para os incêndios e estão na primeira linha de combate aos incêndios, meios que serão reforçados no futuro próximo", salientou ainda o ministro.

O financiamento deste programa "vai ser feito através do Fundo Ambiental", que reúne todos os fundos da área do ambiente e foi aprovado no conselho de ministros dedicado ao ambiente, no início de junho.

"Até ao final de 2018, os programas das áreas protegidas têm de ser revistos e em todos, a começar na Peneda Gerês, e um dos principais objetivos, a par com a conservação da biodiversidade, será a proteção contra incêndios", realçou ainda o ministro do Ambiente.

Este ano já arderam 8.545 hectares em áreas protegidas, mais 16% que em igual período de 2015, e o Parque Nacional Peneda Gerês representou cerca de 80% deste total, com cerca de 7.000 hectares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório