Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Praia do Furadouro acolhe festival de circo a céu aberto hoje e amanhã

A terceira edição do Festival de Circo do Furadouro, em Ovar, realiza-se este domingo e segunda-feira, propondo ao público 16 espetáculos gratuitos por 10 artistas de Portugal, Espanha, Argentina e Venezuela.

Praia do Furadouro acolhe festival de circo a céu aberto hoje e amanhã
Notícias ao Minuto

08:35 - 21/08/16 por Lusa

País Ovar

Malabaristas, equilibristas, performers de sombras chinesas, palhaços, ilusionistas e artistas de novo circo integram assim o cartaz de iniciativa, que é promovida pela Junta da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira Jusã.

Nuno Pinto, diretor do festival, admite que a sua terceira edição se concretiza "sem grandes loucuras" em termos da oferta em cartaz, até porque este ano haverá menos quatro espetáculos do que em 2015, mas garante que, em termos de qualidade, o evento irá "manter o nível" de qualidade a que o público já foi habituado.

"Se possível, queremos incluir o Furadouro no roteiro deste tipo de festivais no nosso país", realça esse responsável. "Mas, acima de tudo, pretendemos proporcionar bons espetáculos gratuitos a crianças e adultos que procuram a praia, um local que normalmente não se associa ao circo", acrescenta.

Os espetáculos irão decorrer na Praia do Furadouro, na Avenida Marginal e na Avenida Central dessa localidade, sempre a partir das 10h30, sendo que no domingo a última atuação tem início às 23h30 e na segunda-feira essa está prevista para as 22h30.

Nuno Pinto afirma que pela praia vareira irão assim passar "alguns dos mais hábeis e virtuosos representantes nacionais e internacionais das artes circenses sem animais".

Um dos destaques da programação é o espetáculo 'Elegants', dos espanhóis Cabaret Elegance, que "chegam ao Furadouro depois de terem triunfado em diversas cidades da Europa". Venceram, por exemplo, o Prémio do Júri do Festival de Mueca de 2013, na ilha espanhola de Tenerife, e o Prémio do Público do Festival de Buitengewoon de 2014, na Holanda.

Os outros momentos de circo esperados no Furadouro, seja apenas numa exibição ou em duas, são: Payaso Juanillo (da Argentina); Manolo (Venezuela); Ganso & Cia e D'Click (Espanha); e Cristiano Fidalgo, Sr. Vitorino, Mica Paprika, Olimack e Diogo Duro (Portugal).

Quanto à escolha da segunda-feira como uma das datas do evento, quando o expectável seria realizá-lo apenas no sábado e domingo, o diretor do festival justifica a opção da Junta de Freguesia: "O certame decorre sempre no terceiro fim de semana de agosto, mas no sábado a Avenida Central do Furadouro encontra-se ocupada com o concerto de Ana Moura e não fazia sentido sobreporem-se iniciativas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório