Qualifica. Para que metade da população conclua o secundário

Qualificar é a palavra de ordem no novo programa lançado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, que vai por os adultos a concluir o secundário.

Notícia

© Global Imagens

Goreti Pera
18/08/2016 08:10 ‧ 18/08/2016 por Goreti Pera

País

Ensino

Portugal tem três milhões de adultos que não concluíram o ensino secundário. É a pensar nestas pessoas que o Governo criou um programa, na senda do Novas Oportunidades, que visa aumentar o número de centros de formação para adultos de Norte a Sul do país.

O Qualifica é resultado de um esforço conjunto do Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e vem colmatar a redução que se registou desde 2011 (de 452 passou-se para 441 centros de formação).

Em setembro, o Governo de António Costa lança um concurso para abrir 30 centros até ao final do ano e mais 32 em 2017. O objetivo, grosso modo, é aumentar os níveis de qualificação dos portugueses e melhorar a empregabilidade dos cidadãos ativos.

A meta será atingida quando 50% da população portuguesa (o programa destina-se a quem tem mais de 18 anos) concluir o ensino secundário e, com isso, aumentar o seu ganho médio mensal.

O financiamento do programa Qualifica é de cerca de 500 milhões de euros. Porque, como destaca o Executivo numa nota enviada às redações, “a qualificação e formação não é uma prioridade do Governo, é uma prioridade de todos os portugueses”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas