Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-bispo da IURD revela esquema em Portugal para obter milhões

Caso envolve alegado desvio de milhões de dólares de África, que em Portugal eram depositados no BCP.

Ex-bispo da IURD revela esquema em Portugal para obter milhões
Notícias ao Minuto

08:05 - 17/08/16 por Notícias Ao Minuto

País Religião

A denúncia é feita por Alfredo Paulo Filho, antigo bispo da própria Igreja Universal do Reino de Deus. O ex-bispo acusa a igreja de ter mantido, ao longo de sete anos, um esquema ilegal para desviar milhões de dólares do estrangeiro.

Segundo escreve a Folha de São Paulo, o dinheiro seria utilizado para financiar a instituição e a televisão Rede Record na Europa.

Para desviar o dinheiro, conta Alfredo, a igreja criou uma rota para fazer remessas ilegais, de África para a Europa, pelo menos duas vezes por ano. Mais detalhadamente, o esquema assentava numa campanha feita em Angola - ‘A Fogueira Santa’ - onde eram “despachados 5 milhões de dólares por cada viagem”, resultado das doações dos fiéis que pediam perdão pelos pecados, doando dinheiro à igreja.

Em Portugal, os dólares eram trocados por euros e depositados no BCP como dízimos da igreja. A partir daí, detalha a mesma publicação, o dinheiro era transferido para outros países da Europa. Isto porque, de acordo com o antigo bispo, Portugal sustentava outras igrejas na Europa.

Tratando-se ele próprio de um participante no esquema, Alfredo Paulo Filho revela ainda que era em sua casa que guardava o dinheiro até que fosse transferido. Apesar de ter plena consciência de que era ilegal, o ex-bispo (responsável pela IURD em Portugal entre 2002 e 2009) explica que a igreja tinha manobras para fazer acreditar que tudo era válido, com o argumento de que o que faziam era “para devolver a obra de Deus”. 

Confrontada com as denúncias, a IURD já reagiu, dizendo tratar-se de uma calúnia e difamação por parte de Alfredo Paulo Filho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório