Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Associação apoia entidades e populações no regresso à normalidade

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) manifestou hoje solidariedade para com todos os que combateram os incêndios nos últimos dias e disponibilizou-se para ajudar as entidades e as populações na reposição da normalidade nas zonas afetadas.

Associação apoia entidades e populações no regresso à normalidade
Notícias ao Minuto

19:31 - 16/08/16 por Lusa

País Incêndios

Em comunicado, a comissão permanente do conselho diretivo da Anafre, reunida hoje, em Lisboa, divulgou "um voto de solidariedade para com as freguesias, populações, autarcas, bombeiros e forças de segurança e militares que se encontraram no meio de um combate injusto protagonizado pela catastrófica ação dos incêndios" dos últimos dias.

A associação transmitiu ainda o seu "pesar para com as famílias, amigos e vizinhos" das vítimas das chamas, desejando o restabelecimento dos feridos e a "recuperação da normalidade do dia-a-dia das populações afetadas".

No sentido de responder ao apelo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Anafre decidiu reunir, no início de setembro, "a sua comissão coordenadora nacional com os delegados regionais dos distritos e regiões autónomas afetadas, para definir estratégias de solidariedade entre todas as freguesias, fazendo chegar bens e materiais necessários" às zonas atingidas.

A associação vai ainda disponibilizar, através de cooperação com a Secretaria de Estado da Administração Interna, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Escola Nacional de Bombeiros, adequada "formação aos autarcas de freguesia em Proteção Civil, a partir já do mês de outubro".

A criação de Unidades Locais de Proteção Civil, em colaboração com o secretário de Estado da Administração Interna, com competências concretas no âmbito da prevenção e sensibilização para eventos de risco, incluindo a distribuição de um manual para a sua constituição, é também enunciada no comunicado.

A Anafre defendeu ainda o aumento da "atividade e participação das freguesias nos conselhos municipais de Proteção Civil e de Segurança e vai realizar, com a ANPC, "um levantamento dos meios existentes e ações levadas a cabo em cada freguesia, para identificação de boas práticas, entre as Unidades Locais de Proteção Civil já existentes".

Por outro lado, a associação disponibiliza-se para colaborar com a Assembleia da República, o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) na definição de "novas medidas de gestão dos territórios de floresta".

Entre as novas medidas a desenvolver estão, nomeadamente, a "colaboração das freguesias na atualização do cadastro e identificação dos prédios rústicos ou mistos sem proprietário conhecido, ou em situação de abandono, para efeitos de uso/gestão comunitária ou integrarem a Bolsa Nacional de Terras", lê-se no documento.

A comissão permanente do conselho diretivo da Anafre é composta pelo presidente da associação, Pedro Cegonho (PS), e pelos vice-presidentes Armando Vieira (PSD) e Francisco Firmino de Jesus (PCP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório