Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Bombeiros nos Quadros de Honra e Reserva querem voltar ao ativo

Em mais um ano que Portugal voltou a arder, os Bombeiros nos Quadros de Honra e Reserva afirmam que apesar de serem “milhares”, são “poucos para conseguirem travar a monstruosidade das chamas".

Bombeiros nos Quadros de Honra e Reserva querem voltar ao ativo
Notícias ao Minuto

18:44 - 16/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Incêndios

Com muitos fogos ainda ativos no país e depois do difícil trabalho que os bombeiros têm tido no combate às chamas, os Bombeiros no Quadro de Honra e Reserva apelam para que a lei pela qual se regem, seja alterada. Assim, poderiam passar a “integrar as equipas nas situações de risco”, informam em comunicado.

“Somos milhares, mas mesmo assim somos poucos para conseguir travar a monstruosidade das chamas que todos os anos destroem o nosso pequeno país e, este ano, não foi exceção (…) Chegou a hora de deixar entrar quem quer ajudar sem nada em troca, sem querer protagonismo, sem ser remunerado absurdamente...”, explicam.

Assim, asseguram que “é urgente incorporar no ativo quem está nos Quadros de Honra e Reserva e fazer novos quadros. Se acham que esses bombeiros já estão cansados e desgastados para o serviço, então porque não os submetem a provas para testar essa aptidão? É necessário alterar a lei, é necessário recolocar esses mesmos bombeiros no ativo em situações de calamidade, catástrofes e sempre que necessário”.

A lei a que especificamente se referem diz respeito ao “Decreto-lei 248/2012, nos artigos 14º e 15º, números 9 e 10”. Asseverando que não querem roubar o lugar a ninguém, explicam que querem “apenas contribuir para uma melhor entreajuda”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório