Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Aviões estrangeiros que chegaram para apagar fogos avariaram-se

Aviões russos que chegaram no sábado a Portugal e o Canadair marroquino estão temporariamente fora de serviço, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), que espera possam regressar rapidamente ao combate aos fogos.

Aviões estrangeiros que chegaram para apagar fogos avariaram-se
Notícias ao Minuto

17:27 - 14/08/16 por Lusa

País Incêndios

Por volta das 13H00, os dois aviões russos Beriev tiveram avarias quase em simultâneo deixando de estar operacionais.

Às 17:00, a ANPC adiantou que foi resolvido o problema de um dos aviões russos, ao qual foi atribuída a missão de combater as chamas em S. Pedro do Sul.

Durante a manhã, os dois aviões russos tinham estado a combater fogos em Penha do Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Um dos aviões teve um problema quando ia reabastecer de água, "tendo tido um princípio de incêndio imediato", enquanto o outro Beriev poderá ter batido numa árvore durante uma operação de descarga, explicou à Lusa o gabinete de imprensa da ANPC.

Os russos têm uma equipa técnica que acompanha os pilotos e que estará a avaliar os estragos nos dois Beriev, sendo que a ANPC diz que a Força Aérea Portuguesa está disponível para ajudar.

O Canadair que veio de Marrocos sofreu uma pequena avaria que a ANPC não especificou, mas que acredita que não seja um problema complexo e que em breve possa voar.

As aeronaves avariadas estão paradas na base de Monte Real para serem avaliadas por técnicos.

[Notícia atualizada às 18h34]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório