Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

GNR resgata oito migrantes no Mar Egeu quando barco já estava sem ar

Os oito migrantes foram todos resgatados do mar, após a embarcação de borracha onde seguiam já se estar quase sem ar e a afundar-se no mar.

GNR resgata oito migrantes no Mar Egeu quando barco já estava sem ar
Notícias ao Minuto

11:43 - 14/08/16 por Notícias Ao Minuto

País Grécia

Militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) que se encontram destacados em missão na Grécia resgataram, na madrugada de ontem (13 de agosto), próximo da ilha de Kos, oito homens a bordo de uma embarcação de borracha, informa a Guarda Nacional Republicana (GNR) através de um comunicado enviado às redações.

No mesmo comunicado, a GNR detalha que o salvamento ocorreu junto à fronteira com a Turquia a atravessar o mar Egeu e que o objetivo dos resgatados era chegar a território europeu através da ilha grega de Kos.

“Na altura em que foi feita a abordagem o barco de borracha já tinha perdido grande parte do ar, chegando mesmo a afundar-se no momento em que foi resgatada toda a tripulação pelos militares”, pode lêr-se. Tal situação levou a a que os migrantes tivessem sido odos resgatados do mar, tendo-lhes sido prestados os primeiros cuidados na embarcação da UCC.

A GNR participa, desde o dia 1 de abril, na missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos com 32 militares, tendo resgatado já mais de 500 pessoas. O principal objetivo da operação, sublinha a GNR, “é a salvaguarda de vidas humanas no mar, prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a migração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório