Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Fogo no Alijó está dominado

O incêndio em Alijó, no distrito de Vila Real, está dominado, mas o fogo que começou na segunda-feira, em Arouca, distrito de Aveiro, ainda continua ativo e é combatido por 784 operacionais, segundo a página da Proteção Civil.

Fogo no Alijó está dominado
Notícias ao Minuto

08:14 - 14/08/16 por Lusa

País ANPC

De acordo com a Autoridade Nacional para a Proteção Civil (ANPC), às 07:28, o fogo na localidade de Franzilhal, no concelho de Alijó, que se iniciou no sábado, cerca das 15:00, está dominado, sendo acompanhado por 108 operacionais e 29 meios terrestres.

O incêndio que começou em Arouca, distrito de Aveiro, passou para o distrito de Viseu e tem duas frentes ativas no concelho de S. Pedro do Sul, e a Proteção Civil refere que os grupos de reforço foram acionados.

Ao início da madrugada, o presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, adiantou à Lusa que foi necessário evacuar as aldeias de Fujaco e Açores, no concelho, por volta das 19:00 de sábado, tendo sido retiradas 15 pessoas, que foram encaminhadas para o Centro Social do Sul.

Vítor Figueiredo disse ainda que foram depois retirados cerca de uma dezena de habitantes de Posmil e de Sá, que foram encaminhados para o Centro Social de São Martinho das Moitas.

Segundo o presidente da câmara, estas quatro aldeias já não estavam ameaçadas pelas chamas, ao contrário das povoações de Pesos, Oliveira, Sul, Leiradas e Aldeia, cuja situação era mais preocupante e estavam, por isso, em alerta, apesar de ainda não ter sido necessário retirar os habitantes.

Às 07:28, segundo a página da ANPC, em Portugal continental estão 48 fogos ativos, acompanhados por 2.418 operacionais e 794 meios terrestres.

O Porto é o distrito com mais ocorrências de fogos rurais com 15 situações, seguido de Aveiro com sete, onde estão a maior parte dos operacionais (1.417) e Viana do Castelo com cinco.

A Proteção Civil destaca na página como "ocorrências importantes" os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contempla os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório