Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Regresso de utentes aos hospitais, lares e clínicas concluído hoje

O regresso das cerca de 500 pessoas retiradas dos hospitais, clínicas e lares de idosos devido aos incêndios na Madeira deverá estar finalizado hoje, disse a responsável do Serviço de Saúde da região

Regresso de utentes aos hospitais, lares e clínicas concluído hoje
Notícias ao Minuto

16:39 - 13/08/16 por Lusa

País Madeira

"O processo deve estar concluído até ao final da tarde de hoje", afirmou à agência Lusa a presidente do Conselho de Administração do Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram).

Maria João Monte adiantou que o regresso dos doentes que foram deslocados do Hospital dos Marmeleiros, na freguesia do Monte, que começou na tarde de sexta-feira "já está concluído".

"Neste momento (15:00) vamos iniciar o do Hospital João de Almada", adiantou a responsável, referindo que também já estão nos locais de origem os utentes retirados numa operação coordenada pelo Sesaram nos lares de Santa Isabel, Santa Clara e Olga de Brito.

A responsável salienta que "globalmente" o Sesaram coordenou a retirada de "cerca de 500 pessoas" destas unidades que "estão a regressar à 'casa de origem' sem grandes perigos ou qualquer problema".

Maria João Monte destacou o esforço que foi feito para que os trabalhos decorressem com a maior celeridade possível, tendo a limpeza decorrido "durante toda a noite" nos edifícios afetados.

Também foi preciso proceder à reposição de fármacos, de material de consumo clínico, bem como de roupa e alimentação.

"Foi tudo reposto e está em condições de voltar a funcionar dentro da normalidade", assegurou.

A responsável destacou ainda que o Serviço Regional de Proteção Civil está envolvido neste processo e sublinhou o "apoio extraordinário" da empresa de transportes públicos Horários do Funchal, que tem colaborador na deslocação das pessoas.

"Não posso deixar de agradecer também a todos os heróis anónimos, sobretudo do Sesaram, como auxiliares, maqueiros, pelo esforço. Até tenho um engenheiro que já fez de tudo para que este processo decorra da melhor maneira possível", concluiu Maria João Monte.

Os incêndios que fustigaram a Madeira desde segunda-feira provocaram três vítimas mortais, cerca de mil desalojados temporários, danificaram mais de duas centenas de casas e avultados prejuízos materiais.

O concelho do Funchal foi o mais afetado pelo fogo, mas foram combatidos focos de grandes dimensões nos municípios da Ponta do Sol e Calheta, na zona oeste da ilha.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil, hoje, pelas 10:00, estava em situação de rescaldo apenas um incêndio rural, na Calheta, na zona da Fonte do Bispo, que ocupava 39 operacionais e 17 viaturas de quatro corporações da Madeira (Calheta, São Vicente e Porto Moniz, Ribeira Brava e Voluntários Madeirenses), apoiados por 20 elementos do dispositivo enviado para a Madeira pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório