Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Um fogo continua ativo na Madeira

O Serviço de Proteção Civil da Madeira (SRPC) informou hoje à tarde que continua ativo um fogo em área rural no concelho da Calheta, na Fonte do Bispo, na zona oeste da ilha.

Um fogo continua ativo na Madeira
Notícias ao Minuto

19:12 - 12/08/16 por Lusa

País Incêndios

Segundo a informação divulgada pelo SRPC, no combate a este foco estão 54 efetivos e 18 viaturas de sete corporações da região (Calheta, São Vicente e Porto Moniz, Ribeira Brava, Machico, Santana, Machico e Câmara de Lobos).

Estes meios estão a ser apoiados por 102 operacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil e outros 32 dos Açores, com recurso ainda a máquinas de rasto, acrescenta a nota.

Este foco tem duas frentes em fase de rescaldo e uma ativa.

As previsões meteorológicas indicam que até domingo haverá um aumento da temperatura que pode atingir os 29/31 graus na costa sul da ilha da Madeira.

A partir do final da tarde de sábado poderá acontecer "um aumento rápido e significativo da intensidade do vento", uma situação que irá manter-se até à manhã de terça-feira.

"As condições meteorológicas previstas para os próximos cinco dias enquadram-se nas condições climatológicas típicas do Arquipélago da Madeira, para esta época do ano", implica a SRPC.

Devido à situação dos incêndios que fustigam a Madeira desde segunda-feira, foi acionado, no dia seguinte, o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil.

O SRPC destaca que "está prevista a vigilância ativa e constante para prevenção dos incêndios rurais" que integra elementos da Guarda Nacional Republicana e das Forças Armadas, até ao dia 15 de agosto (segunda-feira).

Os incêndios na Madeira começaram na freguesia de São Roque, no Funchal, e alastraram-se a outras zonas do concelho, provocando três vítimas mortais, cerca de mil desalojados temporários, mais de duas centenas de imóveis foram afetados e avultados danos materiais.

Calheta e Ponta do Sol também foram municípios atingidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório