Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Aveiro e Ílhavo ultrapassam valores de concentração de ozono

O valor de concentração de ozono nas regiões de Aveiro e Ílhavo foi hoje ultrapassado entre as 13:00 e as 14:00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Aveiro e Ílhavo ultrapassam valores de concentração de ozono
Notícias ao Minuto

16:15 - 12/08/16 por Lusa

País CCDR

Em comunicado, o CCDR informa, no que respeita à poluição atmosférica, que na área de jurisdição centro, afeta à aglomeração de Aveiro/Ílhavo, foi ultrapassado o valor de concentração de ozono de 180µg/m³ / 240µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar).

Especificamente, na estação de Ílhavo foi registada a concentração média horária de 181 µg/m³.

Assim, na medida em que os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas), a CCDR deixa algumas recomendações aos residentes nos locais afetados.

Estas pessoas devem reduzir ao mínimo a atividade física intensa, sobretudo ao ar livre e evitar fatores de risco, como fumar ou contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição, tais como gasolina, tintas e vernizes.

A Aglomeração de Aveiro/Ílhavo abrange as freguesias do concelho de Ílhavo e as freguesias do concelho de Aveiro.

As freguesias do concelho de Ílhavo são Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e São Salvador.

Das freguesias do concelho de Aveiro contam Aradas, Esgueira, Glória, Santa Joana e São Bernardo, sendo que as restantes freguesias deste concelho pertencem à Zona Noroeste do Baixo Vouga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório