Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Nas estradas com atenção reforçada, GNR deixa conselhos

A 4.ª fase da Operação ‘Hermes – Viajar em Segurança’ já está em vigor com “ações de patrulhamento e apoio aos veraneantes”.

Nas estradas com atenção reforçada, GNR deixa conselhos
Notícias ao Minuto

08:31 - 12/08/16 por Ana Lemos

País Operação

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de hoje e até à próxima segunda-feira, dia 15, “as ações de patrulhamento e apoio aos veraneantes”. O objetivo é garantir a “segurança” dos automobilistas “nos itinerários mais utilizados de e para os locais de férias”.

Mas, “tendo em conta os incêndios que se registam em Portugal”, a GNR alerta para a possibilidade de se poderem verificar “alguns constrangimentos” na circulação. Por isso, e a pensar nos veraneantes que se fazem à estrada nesta época do ano, a força de segurança deixa alguns conselhos:

- Antes de iniciar a viagem, consulte toda a informação sobre o estado das vias. A GNR disponibiliza essa informação na linha SOS Trânsito - 808 201 855 ou na sua página oficial do Facebook.

- No caso de serem registados cortes nas vias rodoviárias, procure alternativas. No caso de não existirem, opte por não iniciar a viagem até que estejam levantados todos os constrangimentos;

- Seja portador de todos os bens de primeira necessidade, sobretudo quando transporta crianças, para o caso de ficar retido durante algum período no trânsito em virtude de cortes nas estradas;

- Respeite todas as indicações dadas pelas autoridades e seja paciente no caso de ficar retido no trânsito.

Além destas recomendações, a GNR relembra ainda, em comunicado enviado às redações, os habituais conselhos que dá aos automobilistas:

- Realize de pausas regulares, de pelo menos 15 minutos, a cada duas horas de condução;

· Não ingira de bebidas alcoólicas;

· Cumpra os limites de velocidade;

· Utilize os cintos de segurança em todos os lugares da viatura, com especial atenção ao transporte de crianças que deve ser sempre feito com o sistema de retenção de crianças apropriado;

· Não utilize o telemóvel durante a condução ou realize atividades que desviem a sua atenção da estrada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório