Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fogo no concelho madeirense da Calheta limitado à zona florestal

O incêndio na freguesia da Calheta, ilha da Madeira, afeta neste momento zonas florestais e está a ser combatido por reforços que chegaram do Funchal e do continente, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Fogo no concelho madeirense da Calheta limitado à zona florestal
Notícias ao Minuto

10:05 - 11/08/16 por Lusa

País Incêndios

"Estamos neste momento [cerca das 09:00] na freguesia dos Prazeres. O incêndio encontra-se agora numa fase muito melhor do que se encontrava ontem [quarta-feira] à noite. Neste momento é só um incêndio florestal e já não se encontram habitações em perigo", disse à Lusa Carlos Teles, presidente da Câmara da Calheta.

O autarca sublinhou que o concelho recebeu nas últimas horas reforços da cidade do Funchal e uma equipa da GNR do continente.

"Numa situação destas todos os reforços são poucos mas, de qualquer das maneiras, os homens dos Açores (corporações de bombeiros das ilhas de S. Miguel e da Terceira) deram-nos ontem [quarta-feira] uma ajuda muito importante e hoje temos aqui estes 52 homens do continente que também são experientes e que nos vão ajudar bastante durante o dia", referiu Carlos Teles.

A Calheta é o maior concelho da Região Autónoma da Madeira, constituído por oito freguesias, numa extensão de 116 quilómetros quadrados.

A zona foi afetada pelo fogo durante as últimas 24 horas mas ainda não é possível contabilizar os estragos, sobretudo o número de casas que foram atingidas pelas chamas.

"Estamos agora fazer esse levantamento e só ao final do dia e que vamos ter esses números. Neste momento, não temos nenhum desalojado. Antes de ontem [quarta-feira] à noite chegamos a ter 64 mas entretanto foram regressando às suas casas e também tivemos 50 turistas que estavam instalados numa unidade hoteleira mas foram reencaminhados para outros hotéis no Funchal", especificou o autarca.

Desde segunda-feira que a Madeira sofre uma vaga de incêndios, sendo que no Funchal morreram três pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório