Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aveiro: Vento dificulta combate a fogos com grande "pressão urbana"

As condições meteorológicas adversas continuam esta madrugada a dificultar o combate às chamas no distrito de Aveiro, onde está mobilizado o maior dispositivo de combate em Portugal Continental, com os fogos de Arouca e Anadia a manterem uma "pressão muito urbana".

Aveiro: Vento dificulta combate a fogos com grande "pressão urbana"
Notícias ao Minuto

06:15 - 11/08/16 por Lusa

País Incêndios

Aveiro era, por volta das 04:45, o distrito que concentrava o maior dispositivo de combate aos incêndios em Portugal Continental, com 1.191 operacionais e 379 viaturas alocadas ao combate de 13 incêndios.

Deste dispositivo, perto de 300 operacionais apoiados por mais de 92 viaturas estava àquela hora a combater as chamas em Arouca, depois de um grupo de viaturas urbanas de Lisboa ter reforçado a intervenção de defesa perimétrica de casas.

"Todos [os incêndios do distrito] são preocupantes. Depende do tipo de classificação ou de importância que dá aos diversos fatores. Este [de Arouca] tem uma pressão muito urbana, o de Anadia também tem uma pressão muito urbana, o de Águeda tem menos, mas todos são importantes", disse à agência Lusa o comandante operacional distrital, José Bismarck.

"O incêndio em Arouca continua com duas frentes desfavoráveis, e estão no limite urbano, portanto, na periferia da vila de Arouca. Está muito próximo de casas e o que nós estamos a fazer é uma defesa perimétrica às habitações", afirmou.

Já os incêndios de Águeda continuava àquela hora a apresentar uma situação "desfavorável, mas a ceder aos meios de combate", e o incêndio de Anadia/ Mealhada também estava "desfavorável", acrescentou.

O comandante operacional distrital de Aveiro adiantou que durante a madrugada continuava a haver casas em risco, uma situação que se deverá manter nas próximas horas, nomeadamente em Arouca.

"O incêndio rodou a vila de Arouca pelo lado norte e isso leva a que uma grande quantidade de casas esteja em risco", afirmou.

"O vento a leste é forte e a humidade relativamente baixa, o que dificulta muito as operações de combate. A previsão das próximas horas é de condições meteorológicas adversas", acrescentou.

José Bismarck disse ainda que de manhã está previsto um reforço de meios para combate ao incêndio florestal.

Por volta das 08:00, "estão previstos três grupos de combate, estão previstas três máquinas de rasto e eventualmente aviões de combate a incêndios", acrescentou.

"Ainda é muito cedo. A definição estratégica do empenhamento dos aviões é feita a nível de comando nacional e será feita de madrugada", concluiu.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro ativou, na tarde de quarta-feira, o Plano de Emergência, face ao "elevado número" de incêndios que estão a lavrar no distrito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório