Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Garbine leva da Madeira uma imagem de "muita amabilidade"

Garbine Etxenagusia, uma turista espanhola de 53 anos, forçada a passar a noite no Estádio dos Barreiros, no Funchal, destacou hoje a "muita amabilidade" das pessoas envolvidas na assistência às vítimas dos incêndios que afetam a Madeira desde segunda-feira.

Garbine leva da Madeira uma imagem de "muita amabilidade"
Notícias ao Minuto

20:47 - 10/08/16 por Lusa

País Incêndios

"Aqui [no estádio], está muito calor, mas sobretudo há muita amabilidade e muita humanidade. Têm-nos tratado maravilhosamente. Só não dormimos por causa do calor e com a preocupação", disse, sublinhando que a melhor imagem que leva destas férias na Madeira é a das pessoas.

Cerca de 220 turistas foram transportadas por precaução para o Estádio dos Barreiros, de terça para quarta-feira, onde pernoitaram e foram auxiliados por 12 elementos afetos a organismos públicos e privados.

Quando as chamas desceram das zonas altas para o centro da cidade, Garbine Etxenagusia, que é natural do País Basco, optou por deslocar-se para porto do Funchal, na companhia do marido e da filha.

"Assustámo-nos um pouco e estivemos no porto até à meia-noite, depois fomos para o hotel e foi quando nos trouxeram para aqui", disse, explicando que estava hospedada na zona histórica de São Pedro, uma das mais afetadas pelos incêndios.

Os turistas transferidos para o Estádio dos Barreiros eram, sobretudo, oriundos da Residencial Colombo e do Castanheiro Boutique Hotel (no centro) e do Choupana Hills, nas zonas altas, que foi consumido pelas chamas.

Um pouco mais acima, no Regimento de Guarnição 3, onde se encontram cerca de 1.000 madeirenses deslocados e desalojados, o cenário era, na parte da manhã, de grande rodopio de viaturas particulares, que paravam à porta para entregar mantimentos, água e até ração para animais.

"A vida não é só trabalhar e comprar bens, também é preciso ajudar os outros", disse um homem, que não quis identificar-se, depois de entregar o seu donativo.

Os incêndios que deflagraram na tarde de segunda-feira da Madeira, com focos de grandes dimensões no concelho do Funchal e em outros concelhos da ilha, provocaram três vítimas mortais na zona da Pena (Santa Luzia), dezenas de casas destruídas e avultados prejuízos materiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório