Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Diretor de Florestas alerta para risco de "deslizamento de aluviões"

O diretor regional de Florestas da Madeira, Miguel Sequeira, afirmou hoje que a área ardida é de "vários milhares de hectares", alertando para o perigo de ocorrerem "deslizamentos de aluviões" devido à eliminação do coberto de vegetação das florestas.

Diretor de Florestas alerta para risco de "deslizamento de aluviões"
Notícias ao Minuto

17:59 - 10/08/16 por Lusa

País Madeira

Em declarações à agência Lusa, Miguel Sequeira disse que ainda "é muito cedo para avançar com um valor" da área florestal ardida, adiantando que são, garantidamente, "centenas de milhares" de hectares afetados.

Neste momento, a preocupação não é contabilizar a área ardida, referiu o diretor regional de Florestas da Madeira, acrescentando que os fogos que lavraram na região levantam outros problemas.

"Coloca-nos sempre um problema posterior, com que todos temos que estar preocupados, porque foi por cima das grandes urbes, que é a questão dos deslizamentos de aluviões posteriormente", alertou Miguel Sequeira, explicando que "o fogo, ao eliminar o coberto florestal, leva a outra situação de perigo", a libertação das aluviões, uma vez que a vegetação tem uma função fundamental na sua consolidação.

Do ponto de vista de valor natural, a floresta Laurissilva - classificada em 1999 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Mundial -- foi afetada "minimamente", declarou o diretor regional de Florestas da Madeira, acrescentando que a área ardida nesta reserva foi de "menos de um hectare", na sua zona sul.

Já o parque ecológico do Funchal está "fortemente afetado", revelou o responsável.

Questionado sobre as medidas a tomar nas áreas florestais ardidas, Miguel Sequeira considerou que "é uma conversa muito longa que tem ser feita depois", escusando-se a adiantar qualquer tipo de informação sobre o futuro das florestas da Madeira.

Sobre a atual prevenção de fogos na Região Autónoma da Madeira, o diretor regional de Florestas assegurou que existe vigilância.

"Acontece é que não há vigilância que valha a ocorrência de múltiplos fogos, ainda mais no pior momento climático possível", acrescentou.

O responsável afirmou ainda que estes incêndios têm ação humana, pelo que são "fogos criminosos", tornando-se "muito difícil controlar este tipo de fatores".

Já a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas da Madeira informou que colocou no terreno cinco equipas técnicas para efetuarem o levantamento e registo dos prejuízos provocados pelos incêndios, estando o responsável que tutela esta área do executivo insular no terreno a acompanhar algumas situações.

A acompanhar o desenrolar da situação está ainda a GESBA - Empresa de Gestão do Setor da Banana, que tem prestado apoio às pessoas afetadas pelos incêndios na região, através da distribuição de vários quilos de banana no RG3, informando que, caso seja solicitado, a empresa pode, dentro das possibilidade, proceder ao reforço desta ajuda.

Três pessoas morreram na terça-feira, no Funchal, na sequência dos incêndios que deflagraram no concelho na segunda-feira, disse hoje fonte do Governo Regional da Madeira, adiantando que uma pessoa está dada como desaparecida.

Os incêndios provocaram ainda dois feridos graves, cerca de mil desalojados, entre residentes e turistas, e muitas casas e um hotel (Choupana Hills) foram consumidos pelas chamas.

O fogo desceu à cidade na noite de terça-feira e afetou o centro histórico de São Pedro. Os prejuízos materiais são avultados, mas não estão ainda contabilizados.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) mobilizou 120 operacionais, que se juntaram a 30 do governo regional dos Açores, e foram ainda enviados três voos da Força Aérea, pelas 22:30 de terça-feira, para apoio ao combate a incêndios na região autónoma da Madeira, adiantou à Lusa o comandante Carlos Pereira, da ANPC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório