Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Canadair italiano a caminho de Portugal para ajudar a combater fogos

O Governo português acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e a Itália foi o primeiro Estado-membro a responder.

Canadair italiano a caminho de Portugal para ajudar a combater fogos
Notícias ao Minuto

14:50 - 10/08/16 por Ana Lemos

País Governo

Devido aos vários e graves incêndios que têm assolado o país, Portugal acionou esta quarta-feira o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados-membros da União Europeia (UE) que permite que outros peçam ajuda em caso de necessidade, tais como incêndios, cheias, sismos, ou outros.

A Itália foi o primeiro Estado-membro a responder, tendo já confirmado que vai enviar um avião canadair para ajudar Portugal no combate aos incêndios. Aguardam-se respostas de outros Estados-membros.

Pelas 15h00 mais de 1.700 operacionais estavam a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, centenas de desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.

Cerca de 135 efetivos, 115 oriundos de Lisboa e outros 30 Açores, foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

No continente, a Autoridade de Proteção Civil (ANPC) considerava como "ocorrências importantes" na sua página às 12h30 sete incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Gondomar, Arouca, com dois fogos ativos, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Sabugal, Barcelos, Castelo de Paiva, Anadia, Santa Maria da Feira e Penafiel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório