Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

No meio do drama há heróis para os nossos amigos de quatro patas

Uma clínica na Madeira abriu as porta para ajudar qualquer animal que tenha sido ferido pelos incêndios na ilha.

No meio do drama há heróis para os nossos amigos de quatro patas
Notícias ao Minuto

12:10 - 10/08/16 por Pedro Filipe Pina

País Madeira

É meu dever ajudar! É nosso dever ajudar!”. As palavras foram publicadas nas redes sociais na terça-feira de manhã pela veterinária Andreia Araújo, da Clínica Veterinária Santa Teresinha, uma clínica que tem estado nas últimas 24 horas a fazer os possíveis para ajudar animais que também foram vítimas dos incêndios que já fizeram três mortos e deixaram muitas outras pessoas desalojadas, na Madeira.

A mensagem que rapidamente correu pelas redes sociais era tão simples quanto importante: no meio da confusão havia animais feridos e perdidos. Esta clínica madeirense abriu as portas e, de forma gratuita, tem prestado todo o apoio. E desde então ainda não parou de ajudar.

“Dormimos muito, muito pouco”, admite Andreia Araújo ao Notícias ao Minuto numa conversa telefónica. Ao fundo a azáfama é percetível enquanto a veterinária nos conta que tem tratado de muitos casos de animais feridos, cães e gatos com queimaduras, com os olhos feridos devido à exposição ao fumo e muitos que sofreram com a inalação de fumos.

Os animais têm chegado ali graças às mais diversas pessoas. Há quem os tenha encontrado feridos e tenha aproveitado para os entregar na clínica. Há pessoas que tiveram de sair de casa e que chegaram ali, apenas com a roupa que tinham vestida e na companhia do seu animal de estimação.

“Há pessoas que vieram ter connosco a pedir ajuda porque ficaram sem casa” e, agora, não têm onde manter os animais.

Os pedidos de ajuda foram chegando e, muitas horas após terem oferecido ajuda, ainda se deslocaram ao centro do Funchal para recolher mais animais – como se pode ver nas imagens acima.

A Madeira é, por estes dias, palco de heróis. A força das chamas é combatida por homens e mulheres no terreno, mas esta clínica veterinária conta ainda com a ajuda da comunidade. “Os madeirenses são muito generosos”, conta-nos Andreia Araújo.

Nas últimas horas, muitas pessoas têm ido ali entregar o que podem, desde ração para os animais a material simples como cobertores. Além da correria para cuidar de animais, Andreia Araújo garante que estão também a fazer tudo para encaminhar estes donativos para os casos mais urgentes.

Sobre o drama que a força das chamas provocou, Andreia Araújo admite: “Não consigo imaginar o sofrimento de quem deixou tudo para trás”. Ainda assim, é com tom de admiração na voz que fala de donos que perderam o que tinham em casa mas ali chegaram para pedir ajuda para o seu animal.

Desde que as chamas ganharam a dimensão que ganharam, esta veterinária deixou “tudo para trás”. E ao Notícias ao Minuto reforça o pedido para quem está no Funchal: podem ir até à clínica entregar qualquer animal que encontrem ferido.

Online, a clínica fala ainda de animais à espera de um lar, ainda que seja temporário, e de outros que deverão ter dono mas que têm estado perdidos. A quem puder ajudar, pode fazer uma visita à página da clínica no Facebook.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório