Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Há 34 concelhos em risco máximo de incêndio

Trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Braga apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Há 34 concelhos em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:27 - 10/08/16 por Lusa

País Continente

Os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Oleiros, Vila de Rei, Sertã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis, Oliveira do Hospital (Coimbra), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Miranda do Corvo (Coimbra), Guarda, Sabugal, Gouveia, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão também em risco 'Máximo' de incêndio os concelhos de Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul e Marco de Canaveses (Viseu), Arouca, Castelo de Paiva (Aveiro), Baião e Valongo (Porto), Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena (Vila Real), Cabeceiras de Basto e Póvoa do Lanhoso (Braga) e Ponta da Barca (Viana do Castelo).

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior centro e sul, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando do quadrante norte no litoral a norte do Cabo de Sines e sendo moderado a forte no litoral Centro, em especial durante a tarde.

Nas terras altas prevê-se vento moderado do quadrante leste, soprando forte até ao final da manhã e a partir do final da tarde com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas regiões norte e centro.

A previsão aponta ainda para descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior norte e centro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e pequena subida na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora até ao final da tarde, soprando forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora até ao final da manhã e descida da temperatura máxima, sendo acentuada em alguns locais.

Para os Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos, especialmente no nordeste da ilha de S. Miguel e vento leste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 34 graus Celsius, no Porto entre 20 e 31, em Braga entre 16 e 34, em Viana do Castelo entre 17 e 30, em Vila Real e Viseu entre 15 e 30, em Bragança entre 12 e 28, na Guarda entre 12 e 27, em Coimbra entre 18 e 34, em Leiria entre 14 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 33, em Portalegre entre 21 e 33, em Santarém entre 17 e 38, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 29, no Funchal entre 27 e 30, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 27, na Horta entre 22 e 28.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório