Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quer ajudar os bombeiros? Leve-lhes água e alimentos leves

Quem quer ajudar os milhares de bombeiros que há dias se encontram no terreno a combater incêndios pelo país deve levar-lhes água e alimentos leves, na opinião dos vice-presidentes da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto.

Quer ajudar os bombeiros? Leve-lhes água e alimentos leves
Notícias ao Minuto

21:08 - 09/08/16 por Lusa

País Incêndios

Numa altura em que as populações em diversos locais se têm mobilizado para ajudar não só no combate às chamas, mas também para levar mantimentos aos bombeiros, a Lusa falou com os dois vice-presidentes da distrital do Porto, que realçaram que quando esta ajuda chega "é sempre muito bem recebida pelos bombeiros".

"Quando estamos nos teatros de operações, não nos podemos esquecer da logística, da alimentação, mas no combate, muitas vezes, deixamos de lado essa preocupação que devia ser premente. Focamo-nos no combate e esquecemo-nos de que os nossos homens têm que ser alimentados e repousar e retemperar forças para que continuemos no combate de forma mais firme e eficaz", disse o também comandante dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, José Júlio Pereira.

Para este vice-presidente da distrital do Porto "toda a ajuda será bem-vinda", mas há que salientar a importância da água potável.

Rui da Silva Coelho, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, realçou, para além da água, a importância de "coisas que não sejam perecíveis, como as barras energéticas que se podem a qualquer momento comer e repor as forças, ou, pelo menos, alguns níveis de açúcar".

"É uma ajuda muito importante, que é o facto de as pessoas reconhecerem que alguém está numa situação bastante difícil, bastante hostil e que está a olhar por eles, pelos bens deles e pela segurança deles. Só isso é muito importante e dá muito ânimo a quem está no terreno a lutar", declarou o dirigente dos voluntários da Póvoa de Varzim, que lembrou o verão de 2013, também "muito duro com perdas bastante graves".

Durante o dia de hoje, a solidariedade da população do concelho de Viana do Castelo, fustigado por vários incêndios florestais, 'encheu' o quartel dos Bombeiros Voluntários do concelho, em pleno centro da cidade.

"É inacreditável. Estou comovido e sensibilizado com o apoio das pessoas que até nem têm o fogo à porta e vêm ajudar quem está a combater as chamas", afirmou à Lusa o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Luciano Moure, que salientou terem sido dezenas as pessoas que, ao longo do dia, se deslocaram àquele espaço para deixar mantimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório