Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

“Não pode haver a ilusão de que os incêndios se evitam combatendo-os"

António Costa falou pela primeira vez sobre os incêndios que estão a devastar o Funchal.

“Não pode haver a ilusão de que os incêndios se evitam combatendo-os"
Notícias ao Minuto

20:15 - 09/08/16 por Inês Esparteiro Araújo com Lusa

País Incêndios

Uma “palavra de solidariedade” e um “apelo” a população foram algumas das mensagens principais que António Costa passou à população relativamente aos incêndios que se tentam combater no Funchal.

Relembrando a reforma feita no setor da Proteção Civil “há 10 anos”, afirmou que o essencial passa “por uma reforma da nossa floresta. Não é possível manter a ilusão de que os incêndios se evitam combatendo-os. Os incêndios evitam-se reestruturando a nossa floresta”, sublinhou.

Depois de confirmar o envio “de um avião da Força Aérea” com uma equipa especial para ajudar o Governo Regional da Madeira, informou que foi tomada a decisão “de acionar o pré-alerta para o mecanismo europeu de proteção civil, assim como o acordo bilateral com a federação russa”, caso seja necessários mais meios durante o próximo fim de semana e feriado.

Alertando que “na madrugada de amanhã vamos ter ventos fortes e que a partir de quinta-feira teremos novamente períodos de temperatura elevada”, pediu para a população ter “particulares cuidados com comportamentos riscos”, como fumar, trabalhar com máquinas ou lançamento de foguetes.

O cenário de incêndios registados hoje no Funchal, Madeira, complicou-se a partir das 18:00, devido ao aumento da intensidade do vento e à alteração da sua direção, havendo algumas zonas com "fogo descontrolado", disse o presidente da câmara, Paulo Cafôfo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório