Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Condições extremamente adversas". Força especial a caminho da Madeira

Vai ser enviado ainda hoje um contigente especial de militares da GNR e do INEM para o arquipélago da Madeira para combater os fogos.

"Condições extremamente adversas". Força especial a caminho da Madeira
Notícias ao Minuto

19:55 - 09/08/16 por Notícias Ao Minuto

País Incêndios

Após reunir com o primeiro-ministro, o comandante da Proteção Civil, José Manuel Moura, disse em conferência de imprensa que a situação dos incêndios em Portugal não se encontra favorável e que nas próximas horas “não há uma tendência para que o risco de incêndio seja amenizado”. As condições são extremamente adversas", reforçou. 

O comandante operacional nacional falava das previsões de "rajadas de vento que vão assolar o país no final do dia de hoje e durante a madrugada, especialmente por volta das 6h da manhã", que irão dificultar muito o cenário que já é negro.

Para ajudar a controlar a situação preocupante que enfrenta o arquipélago da Madeira, o comandante anunciou que ainda esta terça-feira será enviado um contingente especial de militares da GNR e do INEM para o Funchal para reforçar os meios de combate aos incêndios, que já obrigaram a várias evacuações, incluindo de dois hospitais, e destruíram habitações. 

A situação em termos de incêndios, disse José Manuel Moura, assemelha-se a 2003 e 2013, dois dos piores anos neste século. Os últimos três dias, explicou, foram de "dificuldade extrema",  estando o país em estado de alerta laranja até final da próxima semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório