Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Vento complicou situação no Funchal. Fogo está "descontrolado"

O cenário de incêndios registados hoje no Funchal complicou-se a partir das 18h00, devido ao aumento da intensidade do vento e à alteração da sua direção, havendo algumas zonas com "fogo descontrolado", disse o presidente da câmara, Paulo Cafôfo.

Notícias ao Minuto

19:29 - 09/08/16 por Lusa

País Autarca

Num balanço das operações, cerca das 19h00, o autarca indicou que a situação se agravou nas Babosas (e não Barbosas, como indicou inicialmente a Lusa) e no Curral dos Romeiros, na zona alta do concelho, devido à "intensificação das rajadas de vento e à alteração da direção das mesmas".

"Neste momento o fogo está descontrolado nas zonas das Babosas e do Curral dos Romeiros", afirmou, referindo que nestes locais há pessoas a serem retiradas de casa.

O hotel Choupana Hills, perto do estádio da Choupana, "está também a ser desocupado", avançou o autarca aos jornalistas.

"Inclusive tínhamos como ponto de concentração o próprio estádio do Clube Desportivo Nacional, mas temos de procurar outras alternativas para deslocalizar as pessoas", adiantou.

Junto ao Hospital Doutor João de Almada, uma unidade de cuidados continuados, há uma outra situação de incêndio com alguma intensidade que já motivou a retirada dos cerca de 300 doentes.

O presidente da câmara disse ainda que se encontram no local "diversas corporações de bombeiros, porque não há só a questão dos doentes, a maior parte deles sem possibilidade de mobilidade". Os bombeiros estão também a evitar que um tanque de gás da unidade seja atingido pelo calor ou pelas chamas.

Há outra situação na freguesia de Santa Luzia, indicou o autarca: "Neste momento temos um foco de incêndio complexo, no caminho dos Poços, no caminho dos Lombos, ao pé da estrada Luso-brasileira".

Paulo Cafôfo adiantou que quatro autotanques vão ser deslocalizados para as zonas mais afetadas e que todos os meios já se encontram no terreno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório