Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Atenção: Níveis de ozono no ar estão elevados na Chamusca e no Barreiro

A concentração de ozono no ar ultrapassou hoje, nos concelhos da Chamusca e do Barreiro, os níveis a partir dos quais pode afetar a saúde, especialmente dos grupos populacionais mais sensíveis, informaram as autoridades.

Atenção: Níveis de ozono no ar estão elevados na Chamusca e no Barreiro
Notícias ao Minuto

17:50 - 09/08/16 por Lusa

País Alerta

Numa nota, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) informou que, segundo dados registados nas suas estações de medição da qualidade do ar, foi hoje ultrapassado nos dois concelhos o valor da concentração de ozono de 180 microgramas por metro cúbico, estabelecido como limiar de informação obrigatória ao público.

No concelho da Chamusca (distrito de Santarém), os níveis de ozono atingiram os 197 microgramas por metro cúbico, entre as 14:00 e as 15:00.

Em Escavadeira, no concelho do Barreiro (distrito de Setúbal), os níveis registados entre as 14:00 e as 15:00 foram de 181 microgramas de ozono por metro cúbico.

A CCDR-LVT realçou que, "para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis", como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, como asma, e cardíacas.

As pessoas nestas condições são aconselhadas a reduzirem ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e a evitar a permanência no exterior.

A exposição a este poluente poderá afetar as mucosas oculares e respiratórias, com sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos, sublinhou a CCDR-LVT.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório