Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal expressa condolências por atentado terrorista no Paquistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros transmitiu hoje uma mensagem de condolências ao seu homólogo paquistanês pelo atentado ocorrido na segunda-feira em Quetta e onde reafirma "o apoio irrestrito de Portugal na luta comum contra o terrorismo."

Portugal expressa condolências por atentado terrorista no Paquistão
Notícias ao Minuto

13:54 - 09/08/16 por Lusa

País Santos Silva

"Ficámos profundamente consternados e chocados com o ataque de ontem ao hospital em Quetta, um terrível atentado terrorista com contornos particularmente hediondos, que resultou na trágica perda de tantas vidas humanas", refere a mensagem transmitida por Augusto Santos Silva ao chefe da diplomacia do Paquistão, Sartaj Aziz.

"Neste momento de luto, queira aceitar as sinceras condolências do Povo português, na certeza do apoio irrestrito de Portugal na luta comum contra o terrorismo", conclui o texto, divulgado num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na segunda-feira, um bombista suicida fez-se explodir quando 200 pessoas, incluindo muitos advogados e jornalistas, se encontravam diante do Hospital Civil de Quetta, após o assassínio, poucas horas antes, de Bilal Anwar Kasi, presidente da Ordem dos Advogados da província do Baluchistão.

O atentado provocou 71 mortos - incluindo 50 advogados, dois jornalistas e pessoal médico e da polícia -, e 128 feridos, 14 em estado considerado crítico.

O grupo talibã Jamaat ul Ahrar, uma cisão da principal formação insurreta do Paquistão, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), reivindicou o atentado e ameaçou com novos ataques.

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico também reclamou posteriormente a autoria do ataque através da sua agência noticiosa Amaq.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório