Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Incêndio de Águeda baixa para uma frente ativa

O incêndio que lavra em Águeda há quase 30 horas baixou de quatro para uma frente ativa e não há povoações em risco, disse à Lusa o presidente da Câmara local, Gil Nadais.

Incêndio de Águeda baixa para uma frente ativa
Notícias ao Minuto

09:55 - 09/08/16 por Lusa

País Autarquia

"Neste momento, estamos apenas com uma frente ativa de mato, que está na zona do Avelal. O resto já está controlado", disse o autarca.

O presidente da Câmara, do distrito de Aveiro, referiu ainda que o trabalho feito durante a última noite e madrugada foi "muito grande, porque aproveitou-se bem as condições atmosféricas para resolver o máximo de problemas", adiantando que "houve algumas casas em risco, mas não houve problemas graves".

Apesar de o fogo começar aparentemente a dar tréguas, Gil Nadais realça que "vai haver ainda muito trabalho" pela frente.

"O vento vai subir de intensidade durante a manhã e, numa área tao grande, é muito provável que aconteçam reacendimentos, por isso vamos ter de ter muita atenção", explicou.

O fogo que deflagrou às 04:09 de segunda-feira, em Préstimo, Águeda, distrito de Aveiro, obrigou a evacuar várias aldeias e destruiu um armazém de materiais de construção no lugar de Á-dos-Ferreiros.

De acordo com a informação da página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 09:00, este incêndio era uma das 12 "ocorrências importantes", assim designadas porque decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.

Neste momento, este fogo mobiliza 298 operacionais e 99 viaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório