Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Estação de água que abastece Grande Porto a funcionar "em pleno"

A Águas do Norte assegurou hoje que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, que abastece a região do Grande Porto, está "a funcionar em plena capacidade" depois de ter sido afetada por um incêndio.

Estação de água que abastece Grande Porto a funcionar "em pleno"
Notícias ao Minuto

20:37 - 08/08/16 por Lusa

País Incêndios

"Este incêndio afetou as linhas de abastecimento da subestação de energia elétrica, cuja operação é essencial ao funcionamento da referida ETA. Em poucas horas, num trabalho de colaboração com a EDP, foi possível reparar a avaria elétrica e retomar o fornecimento de energia elétrica à ETA de Lever", referiu a Águas do Norte em comunicado.

Desta forma, a estação "está a funcionar em plena capacidade e com condições de garantir o abastecimento de água tratada a todos os municípios servidos".

Horas antes, numa nota de imprensa sob o título de "Alerta à população", a Câmara Municipal de Espinho havia apelado à população para que fizesse "um racionamento/contenção do consumo de água da rede pública nos próximos dias", chamando a atenção para a possibilidade de cortes no abastecimento de água.

Considerada "a mais emblemática infraestrutura da Águas do Douro e Paiva", empresa entretanto agregada na Águas do Norte, a ETA de Lever começou a ser construída em 1997 resultante de um investimento de 50 milhões de euros, sendo a responsável pelo abastecimento de 1,4 milhões de pessoas da região do Grande Porto e de parte do Vale do Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório