Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Portugal envia peritos a Ilha Brava devido a atividade sísmica

Portugal vai enviar para Cabo Verde dois especialistas em geofísica e geologia, para colaborarem com as autoridades locais, na definição de um plano para responder às possíveis consequências da atividade sísmica que se tem intensificado, na ilha Brava.

Portugal envia peritos a Ilha Brava devido a atividade sísmica
Notícias ao Minuto

16:28 - 08/08/16 por Lusa

País Cabo Verde

Os dois especialistas vão fazer parte de uma equipa de Avaliação e Coordenação das Nações Unidas (UNDAC) no terreno, tendo o envio desta equipa resultado de um pedido feito pelo governo de Cabo Verde ao Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UN/OCHA), para apoio a esta potencial crise sísmica.

A UN/OCHA decidiu enviar uma equipa e solicitou ao Centro de Coordenação de Respostas de Emergência [Emergency Response Coordination Centre (ERCC)], integrada no Mecanismo Europeu de Proteção Civil, o apoio de dois peritos nas áreas da geofísica e da geologia.

Segundo nota da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o pedido foi encaminhado para todos os Estados-membros, tendo a escolha recaído nos peritos portugueses, no caso, o professor José Madeira, do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Rachid Omira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os dois especialistas têm partida marcada para hoje e para quinta-feira, dia 11 de agosto, com destino à Ilha Brava, estando previsto que a missão se prolongue por duas semanas.

Coube à ANPC, enquanto ponto focal nacional do ERCC, avaliar os pedidos de apoio e indicar os peritos a disponibilizar, assim como "agilizar todos os contactos de forma a projetar os peritos nacionais e a sua integração em equipas multinacionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório