Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Em Lisboa, nascem 50% mais crianças do que no resto do país

Substituição de gerações não está, contudo, garantida. Só duas cidades têm taxa de fertilidade acima de 2,1 filhos por mulher.

Em Lisboa, nascem 50% mais crianças do que no resto do país
Notícias ao Minuto

13:35 - 08/08/16 por Goreti Pera

País Natalidade

Lisboa é a cidade europeia com uma taxa de natalidade mais elevada quando comparada com o resto do país. Na capital portuguesa, nascem 50% mais crianças do que a média nacional, constata um estudo da Allianz International Pensions.

A investigação levada a cabo em 41 cidades europeias e norte-americanas comprova que a taxa de natalidade nos maiores aglomerados urbanos é 7% superior à média do país onde se inserem. Lisboa é a cidade que se destaca.

Na lista segue-se Bratislava (+31%), Birmingham (+17%), Dallas (+17%) e Bruxelas (+16%). Liverpool, Helsínquia, Paris, Dublin e Boston fogem à regra e veem nascer menos crianças do que no resto do país onde se inserem.

“Surpreendentemente, as cidades com alguns dos maiores custos de vida e habitação mostram uma taxa de natalidade superior em comparação com a média nacional”, afirma Brigitte Miksa, chefe da Allianz International Pensions, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O estudo evidencia que as cidades dos países desenvolvidos estão perante aquilo a que a Allianz chama de ‘mini baby boom’. Porém, não quer isto dizer que não persistam os problemas relacionados com o envelhecimento da população. Das cidades analisadas, apenas Dallas e Birmingham têm taxas de fertilidade de 2,1 filhos por mulher, o número considerado necessário para a substituição de gerações, sem considerar o fator imigração. E apenas cinco cidades - Bruxelas, Estocolmo, Oslo, Londres e Nova Iorque - têm níveis de fertilidade imediatamente abaixo da taxa de substituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório