Em Lisboa, nascem 50% mais crianças do que no resto do país

Substituição de gerações não está, contudo, garantida. Só duas cidades têm taxa de fertilidade acima de 2,1 filhos por mulher.

© Pixabay

Goreti Pera
08/08/2016 13:35 ‧ 08/08/2016 por Goreti Pera

País

Natalidade

Lisboa é a cidade europeia com uma taxa de natalidade mais elevada quando comparada com o resto do país. Na capital portuguesa, nascem 50% mais crianças do que a média nacional, constata um estudo da Allianz International Pensions.

A investigação levada a cabo em 41 cidades europeias e norte-americanas comprova que a taxa de natalidade nos maiores aglomerados urbanos é 7% superior à média do país onde se inserem. Lisboa é a cidade que se destaca.

Na lista segue-se Bratislava (+31%), Birmingham (+17%), Dallas (+17%) e Bruxelas (+16%). Liverpool, Helsínquia, Paris, Dublin e Boston fogem à regra e veem nascer menos crianças do que no resto do país onde se inserem.

“Surpreendentemente, as cidades com alguns dos maiores custos de vida e habitação mostram uma taxa de natalidade superior em comparação com a média nacional”, afirma Brigitte Miksa, chefe da Allianz International Pensions, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O estudo evidencia que as cidades dos países desenvolvidos estão perante aquilo a que a Allianz chama de ‘mini baby boom’. Porém, não quer isto dizer que não persistam os problemas relacionados com o envelhecimento da população. Das cidades analisadas, apenas Dallas e Birmingham têm taxas de fertilidade de 2,1 filhos por mulher, o número considerado necessário para a substituição de gerações, sem considerar o fator imigração. E apenas cinco cidades - Bruxelas, Estocolmo, Oslo, Londres e Nova Iorque - têm níveis de fertilidade imediatamente abaixo da taxa de substituição.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas