Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Proteção civil destaca seis fogos, Arouca mobiliza mais meios

Mais de 250 bombeiros combatiam às 12:00, com o auxílio de três meios aéreos, o incêndio que deflagrou na freguesia de Rossas, no concelho de Arouca, um dos seis que a Proteção Civil destaca no seu site.

Proteção civil destaca seis fogos, Arouca mobiliza mais meios
Notícias ao Minuto

12:29 - 08/08/16 por Lusa

País Chamas

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo que deflagrou no sábado às 19:06, em Arouca, distrito de Aveiro, está a ser combatido por 268 operacionais, com o auxílio de 90 meios terrestres e três aviões

Este fogo em mato tinha às 07:45 sete frentes ativas e já afetou dezenas de casas isoladas dispersas pela Serra da Freita.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, admitiu que o incêndio que lavra na Serra da Freita há quase 40 horas pode agravar-se, adiantando que não estão garantidos meios para substituir os bombeiros que estão cansados.

"Estamos com muita dificuldade. Não está fácil de controlar e sentimos que a situação se pode agravar mesmo. Os bombeiros estão a ficar exaustos e os meios de substituição não estão precavidos ou pelo menos garantidos", disse o autarca.

Segundo o presidente da Câmara, até ao momento não houve casas atingidas. "Houve de facto palheiros atingidos, currais, mas casas de habitação não", adiantou.

A ANPC destaca também na sua página um incêndio em Préstimo e Macieira de Alcoba, concelho de Águeda, distrito de Aveiro, que mobiliza 215 bombeiros, 67 veículos e dois meios aéreos e apresenta quatro frentes ativas.

Por dominar está também o fogo em Barcelos, distrito de Braga que está a ser combatido por 154 bombeiros, com o apoio de 52 veículos e dois meios aéreos.

Ativos estão também um fogo na freguesia de Aldeia Nova, concelho de Trancoso, distrito da Guarda, com 130 bombeiros, 41 veículos e dois meios aéreos, e o incêndio em Covas, Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo com 74 bombeiros, 27 meios terrestres e um meio aéreo.

A ANPC destaca ainda um incêndio em Rio Torto/Lagarinhos, concelho de Gouveia, distrito da Guarda.

De acordo com a ANPC, às 12:00 estavam ativos em todo o país 102 incêndios, com o auxílio de 2.361 operacionais, 695 meios terrestres e 24 meios aéreos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório