Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Chamas levaram a corte de trânsito junto à A41

Corte na zona de Nogueira de Regedoura.

Chamas levaram a corte de trânsito junto à A41
Notícias ao Minuto

11:15 - 08/08/16 por Pedro Filipe Pina com Lusa

País Incêndios

A via da direita da autoestrada A41 foi hoje, pelas 11h00, cortada em Nogueira da Regedoura, concelho de Santa Maria da Feira, devido a um incêndio naquela localidade, informou fonte da GNR local.

"Foi feito um corte da via da direita na A41 em Nogueira da Regedoura, em direção a Espinho, porque o fogo estava muito próximo da estrada", disse à Lusa fonte do Destacamento de Trânsito da GNR de Santa Maria da Feira.

Este incêndio em "povoamento florestal" do distrito de Aveiro está a ser combatido por 19 homens apoiados por cinco viaturas, indica a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 11:30.

A A41 é também conhecida como CREP - Circular Regional Exterior do Porto e liga Matosinhos a Espinho.

O distrito de Aveiro é um dos que mais incêndios registava àquela hora, com 18 incêndios rurais "em aberto", mobilizando 649 operacionais, 202 meios terrestres e seis meios aéreos.

O distrito do Porto continua a reunir o maior número de fogos em curso, com 27 incêndios "em aberto", envolvendo 432 homens, 131 meios terrestres e três meios aéreos.

No distrito de Viana do Castelo, oito fogos são combatidos por 189 bombeiros, 62 meios aéreos e três meios aéreos.

O incêndio que começou no domingo às 17:59 na freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira está circunscrito, informou hoje a Câmara local.

Em comunicado enviado à Lusa aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que as chamas, que tiveram origem no concelho vizinho de Paredes de Coura, afetaram sobretudo os lugares de Ledo e Vilarinho.

"Não arderam quaisquer habitações. O fogo não chegou a estar próximo de habitações graças à pronta intervenção dos bombeiros voluntários de Vila Nova de Cerveira, que contaram com o apoio da população e ao trabalho de prevenção realizado no último ano na criação de acessos florestais", sublinhou o município.

Segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), consultada pelas 11h28 no local estão 74 operacionais, apoiados por 27 viaturas e um meio aéreo.

Em Ponte de Lima, fonte da Câmara Municipal contactada pela Lusa revelou que o incêndio que deflagrou no domingo na freguesia Gemieira e se estendeu a Ribeira "está em fase de rescaldo, não tendo sido afetadas habitações".

A mesma fonte adiantou que as chamas afetam hoje a freguesia de Cabração.

No distrito de Braga, oito fogos mobilizam 189 operacionais, 189 meios terrestres e três meios aéreos.

Quanto às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos", a ANPC destacava seis, nos distritos de Aveiro (dois), Guarda (dois), Viana do Castelo e Braga.

Recorde-se que no último domingo o trânsito esteve também cortado na A41 junto a Gondomar, com a circulação a ser só retomada à noite.

Embora nesta zona os bombeiros já estejam a controlar a situação, neste momento mantém-se vários incêndios ativos em diferentes pontos do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório