Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 400 homens combatem 27 incêndios no distrito do Porto

O Plano Distrital de Emergência (PDE) está hoje acionado no distrito do Porto, onde pelas 08:30 estavam em curso 27 incêndios rurais, combatidos por 446 homens e 140 meios terrestres, segundo a Proteção Civil.

Mais de 400 homens combatem 27 incêndios no distrito do Porto
Notícias ao Minuto

09:14 - 08/08/16 por Lusa

País Proteção Civil

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o PDE, que está em vigor desde as 00:15 horas, mantêm-se esta manhã ativo, numa altura em que a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 08:30, indicava o Porto como o distrito com mais incêndios rurais "em aberto" -- 27 ocorrências, umas "em curso", outras "em resolução" ou "em conclusão".

A ANPC identifica o fogo "em curso" numa zona de mato de Várzea, Marco de Canaveses, como o que maior número de meios mobiliza no distrito do Porto: 25 homens e sete viaturas.

Para além do concelho de Marco de Canaveses, a ANPC inclui na lista de ocorrências relacionadas com incêndios rurais os concelhos de Penafiel, Paços de Ferreira, Paredes, Amarante, Lousada, Felgueiras, Baião e Santo Tirso.

Nenhum destes fogos está assinalado pela ANPC nos destaques referentes às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Nessa lista de "ocorrências importantes" estão indicados cinco fogos, nos concelhos de Águeda e Arouca, ambos em Aveiro, e nos de Barcelos, Braga, de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e de Trancoso, Guarda.

A Comissão Distrital de Operações de Socorro do Porto decidiu pelas 00:15 de hoje acionar o PDE para o distrito, numa altura em que, de acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), se registavam 37 incêndios rurais, mobilizando 725 homens e 208 viaturas.

O PDE do Porto, distrito constituído por 18 concelhos, nunca tinha sido acionado antes.

A Comissão Distrital de Operações de Socorro é composta pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro, forças policiais, representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório