Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Governo pede aos cidadãos que evitem "comportamentos de facilitismo"

O secretário de Estado da Administração Interna realçou hoje a prontidão e o profissionalismo dos agentes da Proteção Civil no combate aos incêndios florestais e apelou para a consciência dos cidadãos, que "não podem ter comportamentos de facilitismo".

Governo pede aos cidadãos que evitem "comportamentos de facilitismo"
Notícias ao Minuto

21:45 - 07/08/16 por Lusa

País Incêndios

Carnaxide, Oeiras, 07 ago (Lusa) - O secretário de Estado da Administração Interna realçou hoje a prontidão e o profissionalismo dos agentes da Proteção Civil no combate aos incêndios florestais e apelou para a consciência dos cidadãos, que "não podem ter comportamentos de facilitismo".

Em declarações à Lusa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Jorge Gomes disse que, "muitas vezes", os incêndios acontecem por "distração, negligência", salientando que 33 por cento dos fogos deflagram durante a noite, quando há menos calor.

Jorge Gomes considera que se trata de "um número muito expressivo", que dá que "pensar a todos enquanto cidadãos".

"Alguma coisa está errada", sentenciou, após uma reunião com o comando operacional nacional da Proteção Civil, para efeitos de balanço do dia de operações de combate aos incêndios.

O secretário de Estado entende que os meios "são suficientes", mas "têm um limite", e lembrou que os cidadãos "não podem ter comportamentos de facilitismo".

"Quem estiver a ter um comportamento errado, que tenha um comportamento correto, e então já não temos fogos", vincou.

Jorge Gomes destacou "a forma pronta e profissional como todo o dispositivo da Proteção Civil está a responder" aos incêndios, desde o comando nacional aos bombeiros, e louvou a sua "coragem e determinação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório