Fogo em Vale de Cambra com três frentes combatido por 113 homens

Um incêndio que deflagrou numa zona de mato em Vale de Cambra, Aveiro, tem três frentes ativas e está a ser combatido por 113 operacionais e 37 meios terrestres, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Incendio, chamas, bombeiros

© Global Imagens

Lusa
07/08/2016 12:25 ‧ 07/08/2016 por Lusa

País

Incêndios

Este fogo "em mato" começou hoje, pelas 07:25 na localidade de Felgueira, freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro.

A página da internet da ANPC, atualizada às 11:50, destacava cinco "ocorrências importantes", que mobilizavam um total de 539 operacionais, 172 meios terrestres e oito meios aéreos, nos distritos de Aveiro, Guarda, Porto e Viana do Castelo.

A ANPC indicava, a essa hora, a existência de 81 incêndios rurais ativos em todo o país, mobilizando 1.825 bombeiros, 546 meios terrestres e 19 meios aéreos.

De acordo com a ANPC, estes são os incêndios rurais inseridos na listagem de "ocorrências em aberto".

Quanto às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos", a que mais meios mobilizava por volta das 12:00 era a de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto.

Este fogo, que o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, diz ter destruído uma casa e chamuscado outras, está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, de acordo com a ANPC.

Segundo o autarca de Melres e Medas, "cerca de 20 pessoas foram retiradas de casa por volta das 11:00, em Vale Travessos".

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 114 homens, 31 meios terrestres e dois meios aéreos.

Em Gouveia, distrito da Guarda, está a ser combatido por 76 homens, 22 meios terrestres e dois meios aéreos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Este fogo "em mato", que tem "duas frentes ativas", começou hoje, pelas 05:51 na localidade de Melo, freguesia de Melo e Nabais.

Em Provisende de Cima, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, 60 bombeiros combatem um incêndio em mato com duas frentes ativas que começou pelas 19:00 de sábado.

O combate às chamas está a ser apoiado por 19 meios terrestres e dois meios aéreos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas