Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fogo em Vale de Cambra com três frentes combatido por 113 homens

Um incêndio que deflagrou numa zona de mato em Vale de Cambra, Aveiro, tem três frentes ativas e está a ser combatido por 113 operacionais e 37 meios terrestres, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Fogo em Vale de Cambra com três frentes combatido por 113 homens
Notícias ao Minuto

12:25 - 07/08/16 por Lusa

País Incêndios

Este fogo "em mato" começou hoje, pelas 07:25 na localidade de Felgueira, freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro.

A página da internet da ANPC, atualizada às 11:50, destacava cinco "ocorrências importantes", que mobilizavam um total de 539 operacionais, 172 meios terrestres e oito meios aéreos, nos distritos de Aveiro, Guarda, Porto e Viana do Castelo.

A ANPC indicava, a essa hora, a existência de 81 incêndios rurais ativos em todo o país, mobilizando 1.825 bombeiros, 546 meios terrestres e 19 meios aéreos.

De acordo com a ANPC, estes são os incêndios rurais inseridos na listagem de "ocorrências em aberto".

Quanto às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos", a que mais meios mobilizava por volta das 12:00 era a de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto.

Este fogo, que o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, diz ter destruído uma casa e chamuscado outras, está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, de acordo com a ANPC.

Segundo o autarca de Melres e Medas, "cerca de 20 pessoas foram retiradas de casa por volta das 11:00, em Vale Travessos".

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 114 homens, 31 meios terrestres e dois meios aéreos.

Em Gouveia, distrito da Guarda, está a ser combatido por 76 homens, 22 meios terrestres e dois meios aéreos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Este fogo "em mato", que tem "duas frentes ativas", começou hoje, pelas 05:51 na localidade de Melo, freguesia de Melo e Nabais.

Em Provisende de Cima, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, 60 bombeiros combatem um incêndio em mato com duas frentes ativas que começou pelas 19:00 de sábado.

O combate às chamas está a ser apoiado por 19 meios terrestres e dois meios aéreos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório