Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Fogo que ameaça casas em Gondomar combatido por 175 homens

O incêndio que está a colocar em risco habitações na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto, está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, revelou a Proteção Civil.

Fogo que ameaça casas em Gondomar combatido por 175 homens
Notícias ao Minuto

10:34 - 07/08/16 por Lusa

País Melres

O fogo "em povoamento misto", com "duas frentes ativas", foi, pelas 10:00, colocado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na lista de "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Entretanto, a Câmara de Gondomar revelou à Lusa que a EN 108, em Melres, está cortada nos dois sentidos e pediu à população que não se desloque para a marginal e facilite os trabalhos dos bombeiros.

A autarquia, liderada por Marco Martins, apelou aos curiosos para que "deixem a via desimpedida e não procurem qualquer espaço, nomeadamente a marginal, para ver o incêndio" que, segundo revelou o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade, está a deixar em perigo "muitas habitações" nas povoações de Cimo de Vila, Vilarinho e Moreira.

O presidente da junta apelou, por volta das 09:00, a um reforço de meios da Proteção Civil, lamentando que o posto de comando ali instalado no sábado tenha sido retirado pelas 04:00 de hoje.

"Eu próprio já retirei de casa um idoso de 92 anos. Está agora numa ambulância para ver onde o vamos colocar. A situação é muito similar à de sábado, mas para pior, porque o fogo está mais pulverizado", disse o autarca.

"As coisas estão muito más", disseram à Lusa os Bombeiros Voluntários de Melres, sem disponibilidade para prestar mais informações devido ao elevado número de chamadas que estavam a receber.

Este fogo, que começou na tarde de sexta-feira, ameaçou no sábado as povoações de Vilarinho e de Moreira foi dado como dominado durante a madrugada de hoje.

De acordo com dados da ANPC, o fogo estava, pelas 02:10 de hoje, "em resolução", continuando no terreno 159 operacionais.

Durante a tarde de sábado, o incêndio teve duas frentes ativas e foi combatido por 102 homens, 38 meios terrestres e dois aviões, segundo dados da ANPC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório