Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Banhistas em Carcavelos cumprem recomendações feitas por causa do calor

O calor levou hoje milhares de portugueses para a praia de Carcavelos, distrito de Lisboa, com os banhistas atentos às altas temperaturas previstas para o fim de semana e a cumprirem as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Banhistas em Carcavelos cumprem recomendações feitas por causa do calor
Notícias ao Minuto

13:34 - 06/08/16 por Lusa

País Praias

"Venho para a praia muito cedo e por esta hora vamos sempre embora não consigo estar mais tempo na praia", afirmou à agência Lusa Célia Reis, uma banhista que deixava Carcavelos cerca das 11:00.

António Reis reforçou a posição da mulher, sublinhando que não consegue estar ao sol na hora de maior calor e que a "água está um bocado fria" e não dá para ir a banhos, por isso decidiram também ir embora.

A Direção-Geral da Saúde recomendou sexta-feira à população, especialmente aos idosos, crianças e doentes crónicos, que adote medidas de prevenção, como beber mais água, devido à previsão de temperaturas elevadas.

A autoridade de saúde recomenda aos portugueses de que se mantenham hidratados, bebendo mais água, e usem "roupas leves e largas", chapéu e óculos escuros.

No período de maior calor, entre as 11:00 e as 17:00, a DGS recomenda à população que evite a exposição solar e atividades físicas no exterior e "permaneça duas a três horas por dia num ambiente fresco ou com ar condicionado".

Mas "sempre que estiver ao ar livre, use protetor solar com índice de proteção igual ou superior a 30. Renove a sua aplicação de duas em duas horas ou de acordo com a indicação da embalagem", referiu.

Leonor Silva, outra banhista que se encontrava em Carcavelos, põe protetor antes de sair de casa, volta a colocar na praia, está sempre à sombra e bebe muita água, tal como recomenda a Direção-Geral de Saúde para os dias de calor previstos.

"A primeira coisa é pôr creme fator 50, a segunda é estar na praia só até às 11:30 e a terceira é ir à água", sublinhou o marido de Leonor Silva, Jorge Silva.

Depois de cinco minutos ao sol, Jorge Silva recolhe para a sombra do chapéu do sol porque já está "escaldado".

"Já tive de fazer operações derivado ao excesso de sol que apanhei em África, quando estive na guerra do ultramar, e o corpo é um computador e mais tarde é que sofremos as consequências do que fizemos", salientou.

Jorge Machado veio apenas passear à praia com a mulher e os netos, porque já era tarde para levar as crianças para o areal, salientando que quando vai à praia costuma ir muito cedo e muito mais tarde.

"Venho quase todos os dias uma hora, uma hora e meia. As preocupações que tenho: à hora mais forte do sol vou-me embora, venho ao final da tarde mais um bocadinho, e uso um protetorzinho", disse um outro banhista, José Félix, que se encontrava em Carcavelos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, a partir de hoje e, pelo menos, até terça, uma subida considerável das temperaturas, em especial da máxima, atingindo valores entre 32ºC e 42°C, na generalidade do território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório