Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Situação com carros "vai ser 'embrulhada' muito difícil de resolver"

Um advogado da área do Direito dos Seguros aconselhou hoje os proprietários de carros destruídos pelo incêndio no festival Andanças a contactarem as respetivas seguradoras por escrito, estimando que o processo de averiguação de responsabilidades pode demorar muito tempo.

Situação com carros "vai ser 'embrulhada' muito difícil de resolver"
Notícias ao Minuto

20:12 - 05/08/16 por Lusa

País Andanças

"Segundo a minha experiência, vai ser uma 'embrulhada' muito difícil de resolver, porque está em fase de inquérito e ainda não há conclusões" acerca do incidente, disse à Lusa Ricardo Lucas, advogado que trabalha nas áreas de Responsabilidade Civil e Direito dos Seguros.

Nos casos em que o proprietário do veículo atingido tem um seguro de danos próprios está mais protegido, "mas mesmo nestes casos as seguradoras tendem a adiar os pagamentos até ao apuramento das responsabilidades", salientou.

Para defenderem os seus direitos, Ricardo Lucas aconselha todos os prejudicados a contactarem a respetiva seguradora por escrito, para terem uma resposta escrita de como é que a sua seguradora se posiciona nesta situação.

"Não quer dizer que as seguradoras vão por isso assumir alguma responsabilidade, mas também assim ficam a saber qual a posição da seguradora sobre a matéria", realçou, considerando também que os lesados deveriam contactar um advogado que defenda os seus direitos.

"Mas têm de começar a prevenir-se, porque a resolução deste caso não vai ser tão rápido como desejariam. Ainda por cima é uma indemnização de milhões e ter financiamento para isto não será fácil", acrescentou.

A organização do festival Andanças, realizado em Castelo de Vide, afirmou ter um seguro, "mas este pode nem sequer chegar a ser acionado se a organização não tiver qualquer responsabilidade no incêndio", disse.

Neste mesmo sentido vão declarações do diretor da área de subscrições da Crédito Agrícola Seguros, da Caixa Agrícola, Carlos Pereira, que detém a apólice da organização do festival.

Carlos Pereira confirmou que a CA recebeu uma notificação do incidente e disse à Lusa que atualmente estão a ser feitas perícias e que só depois de terem sido avaliadas as origens do incidente é que se saberá qual o montante total envolvido.

Quanto ao pagamento e montantes envolvidos, eles dependerão dos resultados das perícias.

Além disso, sublinhou, a apólice "será acionada apenas se se comprovar que houve responsabilidade da organização" e até ao montante contratado, que não especificou.

Sem adiantar prazos, Carlos Pereira disse esperar que a situação se resolva o mais rapidamente possível, até por uma questão de organização da seguradora.

O incêndio que deflagrou na quarta-feira no estacionamento do festival de dança e música Andanças, em Castelo de Vide (distrito de Portalegre), destruiu mais de 400 carros.

O evento, promovido pela Pé de Xumbo -- Associação para a Promoção da Música e Dança, decorria desde segunda-feira.

Algumas horas depois da retirada de quatro mil pessoas do recinto, por precaução, o festival foi retomado.

Segundo a GNR, não há indícios de crime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório