Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Seguradora do Andanças garante que vai "cumprir responsabilidades"

A Crédito Agrícola Seguros, com a qual a organização do festival Andanças fez uma apólice de responsabilidade civil, assegurou hoje que vai cumprir com as suas responsabilidades na sequência do incêndio que danificou centenas de viaturas.

Seguradora do Andanças garante que vai "cumprir responsabilidades"
Notícias ao Minuto

19:53 - 04/08/16 por Lusa

País Crédito

"Da nossa parte, sabemos que está a ser tudo articulado e de certeza que vamos cumprir com as nossas responsabilidades", afirmou à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação da CA Seguros, pertencente à Caixa Agrícola.

Sem precisar dados sobre o processo, a mesma fonte referiu que "a companhia de seguros irá cumprir a sua parte" mediante o que tiver sido acordado com a organização do festival.

"Nós somos cumpridores", insistiu.

Ainda assim, ressalvou que "está tudo a ser avaliado e investigado", razão pela qual ainda não existem dados sobre os danos causados pelo fogo.

O incêndio que deflagrou na quarta-feira num parque de estacionamento nas imediações do festival de dança, no distrito de Portalegre, destruiu 422 viaturas e danificou parcialmente outras nove, segundo a Proteção Civil.

Embora sem ferimentos graves, três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre, por inalação de fumos.

Logo na quarta-feira, a organização do festival assegurou ter "um seguro que cobre os danos" resultantes do incêndio, encontrando-se na altura em contactos com a seguradora para fazer uma avaliação.

Já esta manhã, a organização indicou não haver ainda uma tomada de posição por parte da seguradora com a qual contratualizou o seguro do festival, por estarem a ser recolhidos dados junto dos proprietários dos veículos.

À tarde, a Associação Portuguesa de Seguradores aconselhou os proprietários de veículos danificados a acionarem os respetivos seguros individuais, por forma a serem indemnizados.

Entretanto, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Deco alertou, através de um comunicado publicado no seu 'site', que "quem tem cobertura de incêndio no seguro automóvel deve ativá-la de imediato".

"Se a apólice não a inclui, o consumidor terá de aguardar até as responsabilidades estarem apuradas", adiantou a associação, explicando que "o acordo entre seguradoras ou o pagamento pela organização do evento são cenários possíveis".

O Andanças - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela Pé de Xumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival espera receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório