Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Portalegre com risco extremo de exposição à radiação UV

A região de Portalegre apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação UV enquanto outras 25 estão com níveis muito elevados, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portalegre com risco extremo de exposição à radiação UV
Notícias ao Minuto

06:27 - 04/08/16 por Lusa

País IPMA

Segundo o Instituto, as regiões do Funchal, Porto Santo, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real, Funchal, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Porto Santo, Angra do Heroísmo, Horta, Santa Cruz das Flores estão hoje com níveis muito elevado.

A exceção, segundo o IPMA, é Viana do Castelo e Ponta Delgada com risco elevado e Porto com níveis moderados.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco extremo, que evite a exposição ao sol.

Nas regiões com risco com níveis muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O Instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões do interior a partir da manhã, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da tarde, em especial no litoral.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e pequena descida nas regiões do interior e descida da máxima, em especial no interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e interior do Alentejo até ao início da manhã, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral oeste em especial a partir da tarde, pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e pequena subida no sotavento Algarvio.

Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo.

Está também previsto vento moderado de nordeste, soprando forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, e nas zonas montanhosas, possibilidade de neblinas durante a madrugada e manhã na costa sul e vento moderado a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 27 graus Celsius, no Porto entre 17 e 21, em Vila Real entre 15 e 27, em Viseu entre 14 e 27, em Bragança entre 16 e 30, na Guarda entre 14 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 18 e 29, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 15 e 33, em Faro entre 21 e 36, no Funchal entre 20 e 28, em Ponta Delgada entre 21 e 27, na Horta entre 22 e 28 e em Santa Cruz das Flores entre 23 e 28.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório