Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Após "verificadas todas as condições", Andanças prossegue

Organização quer retomar Andanças, minimizando perdas em dia marcado por incêndio.

Após "verificadas todas as condições", Andanças prossegue
Notícias ao Minuto

19:57 - 03/08/16 por Pedro Filipe Pina

País Proteção Civil

Ainda não eram as 15h quando o primeiro carro começou a arder, numa única viatura. Em poucos minutos, o fogo alastrava aos carros circundantes e chegava até ao mato. O festival Andanças, em Castelo de Vide, via assim a sua 21ª edição marcada pelas chamas.

O fumo negro foi crescendo e as preocupações das autoridades dividiram-se logo de seguida em duas frentes. Carros e mato ardiam ao mesmo tempo. Devido à força da natureza, centenas de pessoas viram um dia que deveria ser de alegria ficar marcado por este incidente.

Entre ‘festivaleiros’, não houve feridos graves registados mas duas pessoas ainda foram transportadas para Portalegre, como dava conta a Lusa.

Ao fim de uma hora e vinte minutos, os 185 operacionais, apoiados por 49 veículos e quatro meios aéreos conseguiram travar as chamas. Para trás ficava um cenário impressionante, de carros a fumegar.

Foram contabilizadas 422 viaturas destruídas bem como outras nove danificadas. Pelo meio, cerca de quatro mil pessoas foram retiradas do local, por prevenção.

À antena da SIC, Sílvia Félix, 2º Comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, confirma que “a organização quer manter o festival”.

“Estamos a verificar todas as condições de segurança. Vamos ver”, adiantou.

Entretanto, a organização já fez saber que o seguro do evento cobre danos de incêndio. Falta, no entanto, ainda saber como e durante quanto tempo irá decorrer o processo. As causas do incêndio estão agora sob investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório