Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Chamas estão a destruir uma das maiores áreas de pinhal de Góis

O incêndio que lavra há cerca de três horas no concelho de Góis está a destruir uma das maiores áreas de pinhal daquele município do distrito de Coimbra, disse à Lusa o vice-presidente da autarquia.

Chamas estão a destruir uma das maiores áreas de pinhal de Góis
Notícias ao Minuto

19:06 - 03/08/16 por Lusa

País Câmara Municipal

"Está a arder uma zona de pinhal e eucaliptal, muito pinhal, é das zonas do concelho que têm mais pinhal", afirmou o vice-presidente Mário Garcia, que se encontra no local.

O alerta para o incêndio na freguesia de Alvares, perto da fronteira do concelho de Góis com os municípios vizinhos de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, já no distrito de Leiria, foi dado às 15:37 e no local, a combater as chamas, estão 254 operacionais apoiados por 69 viaturas e oito meios aéreos, segundo informação da página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 18:42.

Mário Garcia evidenciou que estão "muitos meios" no local e existe "uma boa coordenação" no combate às chamas, mas que o trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelo muito calor e pelo vento forte.

"Mas o vento tem estado a soprar sempre na mesma direção e isso pode ajudar os bombeiros", argumentou.

Segundo o autarca, o incêndio tem duas frentes, a principal com cerca de um quilómetro.

"Não sei como [o incêndio] começou, mas parecia uma explosão, propagou-se muito rápido", disse ainda Mário Garcia.

Já a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, que se estava a deslocar para o local, sublinhou a "articulação muito importante, imprescindível", com os municípios vizinhos, na disponibilização de meios para fazer face ao incêndio.

Sobre a mancha florestal que está a ser pasto das chamas, Lurdes Castanheira lamentou que, a cada ano, Góis perca património florestal, "seja público, seja privado", com consequências para a economia local e o turismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório